Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Guamaré: 50 anos de Emancipação Política.

Vista da cidade de Guamaré.

   Elisonaldo Câmara-Profº de História.
Guamaré tendo origem de seu nome pela junção das palavras água-maré, por esta localizada as margens dos rios Aratuá e Miassaba, recebeu a presença do homem nos idos de 1605 quando o capitão Pedro Coelho, aqui aportou com sua esposa, seus filhos e soldados, sobrevivente da tentativa frustrada de colonizar o Ceará. No ano de 1783 o português Francisco dos Santos, residente em Caiçara, construiu a capela de Nossa Senhora da Conceição em gratidão, por ter conseguido salvar-se juntamente com a tripulação, de uma tempestade no alto mar e aportando em Guamaré.
      Guamaré já pertenceu ao município de Açú, passando para Angicos em 1883,de quem foi distrito.Em 1847 incluiu-se no território de Macau.Em 06 de Setembro de 1873,os moradores de Guamaré enviaram á Assembleia Legislativa uma petição pleiteando a criação da vila imperial de Guamaré e respectiva freguesia.As comições de estatística,justiça civil e criminal da Assembleia composta dos Deputados João Patrício da Silva Juba,Antônio Basílio Ribeiro Dantas,deram parecer contrario,por serem de lugares despovoados.O parecer foi aprovado no dia seguinte,mas os macauenses voltaram a pleitear a independência administrativa(Setembro de 1847),Guamaré protestou.
     Mas a tão sonhada Emancipação de Guamaré, tornou-se realidade em 07 de maio de 1962, através da Lei 2.744,quando foi desmembrado de Macau,tornou-se um novo município do Rio grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *