Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

O mundo moderno: o século XX, que foi breve.


''A Europa começou a I guerra Mundial confiante domínio de grande parte do território do globo. Mas os custos humanos e econômicos do conflito levaram a um período de turbulência que engolfou o continente e também ajudou a dar inicio à Revolução Russa. Após a II Guerra Mundial, o continente foi forçado a abandonar a maioria de suas colônias, entrando num processo de unificação política, enquanto a Guerra Fria - conflito ideológico entre os EUA capitalistas e a URSS comunista – Assumia a centralidade. O final dessa luta, nos anos 1990, prometia uma nova era de paz, mas logo teve inicio um período de incertezas políticas e disputas regionais.''
O mundo que temos hoje não nasceu na revolução francesa, mas a nova ordem foi construída no ultimo século, através de um conjunto de pontos como político, econômico, tecnólogo, militar e cultural. Podemos falar do ponto político a nascente onda revolucionaria de uma política que começa com as ideias de Karl Marx logo vemos que essas ideias ganharam o mundo e principalmente a classe trabalhadora, explorada durante séculos eclodindo na Rússia a tomada dos trabalhadores no poder, a partir daí o século XX se divide em duas versões da política que ganha maior força depois da segunda guerra mundial na chamada guerra fria.
No campo econômico o capitalismo quebra em 1929 fazendo deste modo a chegada de uma política autoritária e preconceituosa o fascismo e o nazismo e o grande rápido desenvolvimento de Japão, Alemanha e Itália a economia cresce como nunca antes e o sistema capitalista decai em a famosa crise da bolsa de Nova York outra igual só ocorreria em 2008.
Com duas guerras e vários conflitos militares no ultimo século a tecnologia foi grande aliada, para que isso fosse acontecer cada vez mais rápido varias tecnologias apareceram, como computador, satélites, foguetes e também armas cada vez mais arrojadas como metralhadoras, tanques de guerra e a mais perigosa de todas as armas a bomba atômica.
O campo das comunicações evoluiu muito graças a chegada do homem a lua por meio de novas tecnologias. No campo das guerras a maior de todas a II guerra, foi consequência da I guerra um rancor e um ódio racista também motivou Adolf Hitler a fazer o maior massacre humano da história.
Ao final de duas guerras o capitalismo nunca lucrou tanto com tantas vendas e empréstimos que a grande potencia os Estados Unidos fez a Europa toda fragmentada e dividida entre poderes econômicos distintos, ao longo da segunda metade do século as colônias da áfrica e Ásia ficaram independentes de suas metrópoles.
O mundo caminhava para uma bipolirazaçao mas antes disso acontecer a Rússia entra em crise o muro de Berlim cai, deixando de existir a União soviética em 1990 a partir daí o mundo cresce e se capitaliza cada vez mais a Europa se une e forma um bloco econômico ao final da ultima década e rapidamente vemos o século que mais transformou a humanidade se acabar durante esse século a cultura humana se multiplicou através desses novos meios de comunicação como radio, TV, telefone e internet e cinema as artes e a vida foi retradas cada vez mais e mais fazendo do homem voltado mais para si próprio deixando de ser Teocêntrico e passando a ser cada vez mais raciona.In: História Interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *