Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Atividade de história: A era do Imperialismo

                               Escola Municipal Maria Madalena da Silva
Aluno (a):                                                                   Nº     Série:       Turma:
Disciplina: História/Profº Elisonaldo Câmara
1. Observe e analise o mapa do continente africano e responda as questões abaixo

A) Com base no mapa da África, selecione 06 países que foram colonizados pelas potências imperialistas  europeias. Faça um quadro resumo de um lado o nome dos países exploradores, do outra as colônias africanas.
B) Escolha um país da África e faça um pequeno texto abordando com foi o processo de colonização até a independência.
2. Elabore um texto sobre o imperialismo ou neocolonialismo do século XIX, seguindo o seguinte roteiro (15 linhas).
·         O que foi.
·         Fatores que levaram ao imperialismo.
·         Justificativa usada pelas potências imperialistas.
·        Consequências: positivas e negativas
3. "As raças superiores têm um direito perante as raças inferiores. Há para elas um direito porque há um dever  para elas. As raças superiores têm o dever de civilizar as inferiores (...) Vós podeis negar, qualquer um pode negar que há mais justiça, mais ordem e moral, mais equidade, mais virtudes sociais na África do Norte desde que a França a conquistou?"Julis Ferry discursando no parlamento francês, em 28 de julho de 1885.
Sobre o fenômeno a que se refere o texto , é correto afirmar que:
1 - a exploração colonial não destruía as indústrias domésticas dos territórios ocupados, pois a mentalidade capitalista estimulava a poupança e a formação das classes médias nacionais;
2 - nessa época, difundiu-se a ideia de que a capacidade de direção e organização, além do desenvolvimento científico e tecnológico, tornava os europeus superiores aos demais povos do mundo, o que lhes dava o direito à conquista de povos supostamente atrasados;
4 - embora a intenção declarada pelos colonizadores fosse a de civilizar os atrasados povos africano e asiático, o resultado do imperialismo foi a escravidão, a tortura e a morte de milhões de nativos;
8 - as colônias impulsionavam as indústrias metropolitanas e eram fundamentais para o grande desenvolvimento do comércio internacional;
16 - missionários católicos e protestantes acompanharam a ocupação dos novos territórios colonizados, mas raramente se dedicavam à conversão dos povos nativos, atuando principalmente entre os próprios colonizadores. A soma total das afirmativas correta
4.Analise.



Na década de 1930, foi publicada a primeira edição da história em quadrinhos em que o personagem Tintim, um jovem repórter belga, faz uma expedição ao Congo, colônia do seu país na época. Com base nas imagens e nos diálogos apresentados, nota-se que Tintim simbolizava as práticas de colonização europeia na África, associadas à política de: 
a) integração étnica  b) ação civilizadora c) cooperação militar d) proteção ambiental 
5. A fusão da Sadia com a Perdigão, em maio de 2009, resultou na criação da Brazil Foods, décima maior empresa alimentícia do continente americano e segunda do país.
Esse evento é decorrente de uma estratégia das grandes corporações e representa uma tendência mundial da atual fase do capitalismo.
A denominação da atual fase do capitalismo é:
A) Comercial B) Industrial  C) Financeiro D) Monopolista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *