Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Mitologia: Narciso


                                                              Por: Elisonaldo Câmara.
            Narciso era filho de um rio e de uma ninfa. Era tão belo que o adivinho Tirésias profetizou que ele viveria longamente, mas apenas se jamais conhecesse o próprio rosto, durante muito tempo ele não soube qual sua aparência. Tornou-se um jovem belíssimo e todas as mulheres se apaixonavam por ele, fossem ninfas ou mortais. Umas dessas apaixonadas foi Eco, ninfa das montanhas, uns dizem que ela fazia parte do séquito de Ártemis, outros afirmam que era membro do cortejo de Hera. Mas ambas dizem que Eco falava muito, e com sua conversa distraia a deusa enquanto seu marido Zeus, cortejava outras ninfas. Descobrindo isso, Hera puniu a atrevida, tirando-lhe a fala. A ninfa Eco viu Narciso nas matas e se apaixonou-se por ele, mas não tinha voz para declarar-se ao rapaz, e ele a desprezou, desiludida,  se embrenhou nas matas e se deixou definhar até morrer, sua voz permaneceu na natureza.

            Narciso desdenhou o amor de tantas moças que a deusa Nêmesis resolveu castiga-lo, fazendo que ele sofresse como fizera sofrer e sem nunca obter o ser amado. A deusa da vingança fez com que, num dia de calor ele encontrasse uma fonte de água cristalina, inclinou-se para beber água e, pela primeira vez, viu se reflexo, quando conheceu seu rosto, apaixonou-se pela própria imagem e deixou-se ficar ali, á beira da fonte, sem poder afastar-se do ser amado – e sem nunca poder possuí-lo ... morreu junto á fonte, mas seu corpo não foi encontrado, em seu lugar foi vista uma estranha flor amarela com pétalas brancas, á qual foi dado o nome do infeliz rapaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *