Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Atividade: O terrorismo e os conflitos atuais.

Escola Estadual Dr. Lavoisier Maia
Aluno (a)                                                           Série:       Data:
Disciplina- História Profº Elisonaldo Câmara
1. Explique o que você entendeu por Terrorismo.

3. Leia as frases e responda. As frases expressam o trágico quadro socioeconômico da África. Marque a opção que não inclui um aspecto dessa situação.
‘’ África o continente condenado’’
‘’ África em chamas’’
a)A baixa expectativa de vida de grande parte da população.
b) O numero significativo de africanos contaminados  pelo vírus HIV.
c) Os conflitos e guerras tribais envolvendo nações europeias. Imperialista
d) As guerras civis estimuladas pelas potencias  Imperialistas europeias.
4. A primavera Árabe foi o nome dado a uma série de revoltas populares contra regime autoritários no mundo árabe. Região formada por países de maioria muçulmana na África do Norte e Oriente Médio. Identifique dois países que já tiveram seus governantes depostos.
a) Omã e Kuwait.  b) Irã e Iraque.  c) Tunísia e Egito. d) Jordânia e Israel.
5. Pesquise os termos em destaque, depois associe corretamente.
A – Limpeza Étnica. B- Etnia. C- Genocídio.
(  ) Comunidade humana com afinidade linguísticas, culturais, tribais, religiosas nacionais etc.
(  ) Adolf Hitler queria exterminar do mundo povos considerados de ‘’raças inferiores’’ como: negros, homossexuais e judeus.
(  ) Extermínio físico de um grupo nacional étnico ou religioso.
6. Faça uma pesquisa, escolha um conflito ocorrido na África depois de 2010. Localize-o, identifique os motivos e os rivais envolvidos na disputa.
7. Que países estão envolvidos no conflito Árabe- israelense? Na história desses países como tem ocorrido às guerras, qual o motivo? Religioso, político ou diplomático?
8. Elabore uma frase ou um poema sugerindo a Paz na região do Oriente Médio.
Observe a imagem com atenção e responda. Quem são esses meninos? A que povo cada um deles pertence?
Leia o texto e responda as questões.
O caminho para a paz.
                        ‘’Os palestinos estão na Palestina porque é sua terra, e a única terra natal do povo palestino {...}. Os judeus israelenses estão em Israel porque não há nenhum outro país no mundo a que os judeus, como povo, poderiam chamar seu lar. Como individuados, sim, mas não como povo, não como nação. Os judeus foram expulsos da Europa, exatamente da mesma forma que os palestinos foram inicialmente expulsos da Palestina e, em seguida dos países árabes. Os palestinos tentaram, involuntariamente, viver em outros países árabes. Foram rejeitados, ás vezes até humilhados e perseguidos, pela chamada família árabe. Tomaram conhecimento, da maneira   mais dolorosa, pois não eram desejados como os outros países do mundo árabe.
            O que precisamos é de um compromisso doloroso. Porque ambos os povos amam o país, porque judeus israelenses e árabes palestinos tem raízes históricas e emocionais profundas e diferentes. Se há algo a esperar, isso é um divórcio justo e razoável entre Israel e Palestina. E os divórcios nunca são felizes, mesmo quando são justos.
            Muito inconveniente, mas melhor do que o inferno vivo que todos estão enfrentando agora naquele país amado. Palestinos que são diariamente oprimidos, assediados, humilhados, que passam privações por causa do cruel governo militar israelense. O povo israelense, que é diariamente aterrorizado por ataques terroristas impiedosos e indiscriminados contra civis, homens, crianças etc. Qualquer coisa é preferível a isto! Sim, um divórcio razoável’’ (Judeu Amós Oz)
9. Segundo o texto, o que é a Palestina para palestinos e judeus?
10. Segundo o texto o que é ‘’o divorcio justo e razoável’’? Você concorda com a tese?

‘’Confiança mútua, repúdio às armas e respeito pelas leis internacionais são os únicos meios capazes de dar vida ao processo de paz.  Papa João Paulo II


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *