Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Pirro, o rei de Épiro.




 
Fonte: Aventuras na história.
  Foi o lendário homem que inspirou a expressão ‘’ vitória pírrica’’, nasceu em 318 a.C,  em Épiro onde chegou a reinar na cidade e na Macedônia,e ficou famoso  por ser um dos maiores inimigos de Roma. Pirro lutou em muitas batalhas, algumas vitoriosas outras derrotadas. Umas das campanhas mais elucidadas,  foi na batalha de Heraclecia, onde comandou um exercito de cerca de 25 mil soldados, consegue derrotar os romanos. Pirro se torna um dos reis mais queridos de seu povo, sua coragem e ousadia asseguram-lhe o respeito das tropas e o afeto de seu povo.Mas o rei de Épiro tem outros planos e objetivos, como expulsar de vez os catarinenses da região e conquistar a África. O príncipe popular se transforma em tirano, perdendo grande parte dos admiradores, e não conseguir reunir um grande número de soldados. Seu comportamento absolutista causa grande descontentamento por parte de seus súditos, mesmo vencendo as forças inimigas, retorna para Épiro, mesmo com um exercito bastante enfraquecido marcha e conquista o reino da Macedônia.
A versão oficial sobre sua morte seria uma pedrada que levou numa batalha na cidade de Argos, mas também diz-se que ele pode ter sido envenenado por um servo. A expressão ‘’ vitória pírrica’’ ficou conhecida após a batalha de Ásculo, em 279 a.C, contra os romanos. Pirro e seu exercito vence, porém as baixas são enormes. Ao ser parabenizado por seus generais pela vitória, o comandante responde: ‘’ mais uma vitória como esta e  estou perdido’’. É o famoso ditado, que significa vitória com ares de derrota.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *