Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Mitologia: Melínoe.


Fonte: Portal do Mitos.



Melínoe (em grego: Μελινοε) é uma obscura deusa grega do submundo. Filha da deusa Perséfone, porém seu pai não era Hades, e sim Zeus, que se disfarçou como Hades para se deitar com ela. Melinoe  presidia as propiciações oferecidas aos fantasmas dos mortos. Durante a noite, ela vagava pela terra acompanhada por um séquito de fantasmas, espalhando medo e insanidade por onde quer que passasse. Hino Órfico de nº71. Este hino é a única fonte literária que atesta sua existência.
"A Melínoe eu chamo, ninfa ctônia em cróceo véu, que junto à foz do Cocito deu à luz insigne Perséfone, no sacro leito de Zeus Crônio;uniu-se a ela ludibriado Plutão com ardis astutos,ardoroso arrancou a dúplice pele de Perséfone.Ela enlouquece os mortais com nevoentos fantasmas,em estranhas imagens desvelando suas formas,ora às claras ora em sombras, noturno cintilarem encontros hostis nas trevas da noite.Vamos, Deusa, suplico-te, subtérrea rainha, envia o furor da alma para os confins da terra,benévola sacratíssima face revela aos iniciados."


Um comentário:

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *