Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Mossoró cidade pioneira na libertação dos escravos.


Por: Elisonaldo Câmara.


 30 de Setembro é uma data de grande importância cultural e histórica para a sociedade norte – rio-grandense principalmente para os habitantes da cidade de Mossoró- RN, o título de cidade libertária e pioneira é, sem sombra de dúvidas, o maior orgulho do povo mossoroense. A razão para tanto orgulho é um acontecimento ocorrido há exatamente 133 anos,  a cidade entrou para a história do Brasil ,quando promoveu antecipadamente a libertação de todos os negros que viviam em cativeiro e escravizados, cinco anos antes da assinatura pela princesa Isabel da Lei Áurea, que concedeu liberdade a todos os negros escravizados no Brasil. No dia 30 de setembro de 1883, a Sociedade Libertadora Mossoroense (entidade criada em 6 de janeiro de 1883, presidida provisoriamente por Romualdo Lopes Galvão, com o objetivo de articular a libertação dos cativos) entregou a Carta de Liberdade, em solenidade pública na Câmara Municipal de Mossoró, libertando todos os escravos que existiam no município. Pelo episódio ocorrido em 1883, o dia 30 de setembro sempre foi uma grande data cívica para a cidade de Mossoró. E em 13 de setembro de 1913, a data passou a ser feriado municipal através da Lei nº 30.
As celebrações do 30 de Setembro se mantêm vivas até os dias de hoje. Além de constar no calendário cultural e artístico da cidade de Mossoró, durante uma semana exatamente há diversos espetáculos artísticos, teatrais e desfile cívico - militar. A Festa da Liberdade é a maior comemoração da cidade, visto que exalta a cultura e lembra a história do seu povo. Contribui para mantermos a memória, a cultura e a história de um povo bravo, guerreiro de espírito libertador e vanguardista na história do Estado do Rio Grande do Norte e do Brasil. ‘’ Um povo sem memória, é um povo sem história’’.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *