Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

domingo, 6 de agosto de 2017

Os Hebreus.



A Bíblia á a principal fonte histórica para o estudo dos hebreus.
è Muito antes de se fixarem na Palestina, já eram nômades e viviam como pastores na Mesopotâmia.è Deslocaram-se de Ur, na Caldéia, sob o comando de Abraão, fixando-se na Palestina, região bem próxima ao rio Jordão.è Eram governados através do patriarcado, cuja característica principal estava na figura do patriarca, chefes da tribo e com a transmissão do poder de maneira hereditária. Os primeiros patriarcas foram Abraão, Isaac e Jacob.
è Jacó deixou de herança para seus descendentes a organização das Doze tribos. No entanto, foram obrigados a se transferir para o Egito, onde foram escravizados durante alguns séculos.
è Foram libertados sob a liderança de Moisés, no período da História conhecido como Êxodo.
è Os hebreus saíram do Egito e voltaram para a Palestina que estava ocupada por outros povos, principalmente os filisteus e os cananeus.è Época de muitas lutas.
è Começam as disputas de terras pelos 12 tribos.è Os chefes guerreiros eram chamados de juízes: Josué, Gedeão, Jefté, Sansão e Samuel.è Os hebreus adotam como forma de governo a realeza.
Saul foi o primeiro rei. è Davi foi o segundo: autor do livro “Salmos” e unificador do reino cuja capital era Jerusalém.è Salomão foi sucessor de Davi: centralizou o poder, construiu o Templo de Jerusalém e revoltou o povo com sua política de aumento de impostos e trabalhos forçados.
è Cisma Hebraico: divisão do povo hebreu em dois reinos após a morte de Salomão:
1. Israel capital em Samaria que foi conquistado pelos assírios.2. Judá capital em Jerusalém, sofreu a invasão de babilônios e depois pelos romanos.è A presença dos babilônios, levou os hebreus para um período de cativeiro na Babilônia.è Esse cativeiro só termina após a invasão persa na Mesopotâmia.è Diáspora: expulsão dos judeus da Palestina. O resultado das lutas freqüentes contra os romanos culminou com as revoltas de 70 e 135 d.C. quando então os judeus foram expulsos da Palestina.è O Judaísmo, religião hebraica fundamentou o monoteísmo ocidental.è A religião foi codificada por Moisés e organizada na Torá - Antigo Testamento dos Cristãos.è A Torá inicia-se com o Pentateuco.è O Pentateuco forma os cinco primeiros livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômios.è A religião e a moral bíblica serviram como base para a moral e o direito ocidentais porque Jeová – o Deus hebraico – representava um forte conteúdo ético. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *