Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

domingo, 18 de março de 2018

A Europa e a formação do Feudalismo.


 
 Por: Elisonaldo Câmara.
A Idade Média: certamente você sabe alguma coisa sobre esse período, já deve ter ouvido falar dos Vikings, história de cavalaria, algum filme de época como a lenda do rei Arthur e dos cavaleiros da Távola Redonda, a história de Robin Hood, a vida de Joana D’ Arc, as cruzadas etc. Quando? Você sabe que a palavra ‘’média’ indica algo que está entre duas coisas. Onde? O termo ‘’Idade Média’’ não se aplica a todos os povos do planeta, mas apenas aqueles que viviam na Europa Ocidental, no território que faz parte do Império Romano do Ocidente. Transformações da Idade Média: O longo período medieval, que durou cerca de mil anos, é dividido em duas fases: Alta Idade Média (Nessa época na Europa Ocidental, foram formadas grandes propriedades agrícolas, isoladas, conhecidas como feudos. Não havia um forte poder central, e o comercio era quase inexistente, os servos viviam e trabalhavam nas terras do senhor feudal, o isolamento e autonomia dos feudos fizeram com que muitas cidades,nesse período ,perdesse importância),Baixa Idade Média( Foi um período  de muitas crises,em que o sistema feudal,passou por profundas transformações).
As migrações Bárbaras no Império Romano.
Os romanos chamavam de ‘’bárbaros’’todos os povos que não falavam o latim, essa denominação abrangia quem não se comportava como romano, dentro e fora das fronteiras do Império. Esses povos viviam da caça,da pesca,de uma agricultura rudimentar e, de saques de guerra. Habitavam florestas  nômades. Eram politeístas, organizados em comunidades tribais, sem unidade política, seguiam leis não escritas, mas apoiadas em costumes e tradições. Suas relações eram baseadas em laços de lealdade. Esses povos ‘’não romanos’’ costumavam ser agrupados segundo a origem ou a língua. Tártaro- Mongóis ( De origem asiática ,descendiam os Hunos e os turcos. Eslavos ( Originários da Europa Oriental e parte da Ásia ,deram origem aos russos,polacos,thecos,sérvios,bósnios e búlgaros etc) Germanos ( De origem indo – europeia,ocuparam parte Ocidental da Europa, Visigodos, Ostrogodos,vândalos,Burgúndios,os Anglos – Saxões. A Formação dos reinos germânicos: Em 476, o ultimo imperador romano foi deposto com a invasão do Hérulos (povo germânico ). Nas ultimas décadas, Roma estava enfraquecida e diversos fatores contribuíram, o exercito já não conseguia garantir a lei e a segurança das pessoas,os preços descontrolados não deram resultados,invasões e saques. As populações que antes se concentravam nas cidades foram buscar proteção no interior das propriedades rurais. Esse processo ficou conhecido como ruralizarão. Elementos da cultura romana e da cultura dos povos germânicos começaram a se fundir, os bárbaros adotaram o cristianismo, a religião oficial dos romanos. O latim,falado no Império Romano,foi aos poucos substituindo por outras. O feudalismo: Enquanto os povos germânicos se fixavam na Europa Ocidental,diversos feudos surgiram,frutos da fragmentação política do antigo Império Romano,nascia o feudalismo,uma nova forma de organização política,econômica e social. A sociedade feudal: Era uma sociedade de ordens ou estamental,composta de estamentos,camadas sociais rígidas, a mobilidade era quase impossível.Os reinos bárbaros na Europa Medieval. Reino dos Suevos – região noroeste da Península Ibérica.- Reino dos Anglo- Saxões – faixa leste da Grã-Bretanha - Reino dos Vândalos – ilhas da Córsega, ilha da Sardenha e costa norte da África.- Reino dos Ostrogodos – territórios da atual Itália, Áustria, Sérvia, Eslovênia, Montenegro e Albânia.- Reino dos Visigodos – região central e norte da Península Ibérica.- Reino dos Burgúdios – região central da Europa (região sul da atual Alemanha e Suíça).- Reino dos Francos – foi um dos principais reinos germânicos durante a Alta Idade Média, principalmente durante o reinado de Carlos Magno. Estava localizado nos territórios das atuais França e Bélgica. -Reino dos Alamanos – território da atual República Tcheca.

Ø Primeiro Estamento: Formado pelos senhores feudais, os nobres e o alto clero (membros da alta cúpula da Igreja Católica);
Ø Segundo Estamento: Trabalhadores rurais ficavam instalados nas terras de seu senhor, homens chamados vilões.
Ø Estamento Inferior: Constituídos pelos servos, que formavam a maioria da população camponesa.
Os principais tributos pagos pelos Servos.
Ø  Talha: Correspondia a mais da metade da produção das terras trabalhadas;
Ø  Corveia:  pago com trabalho obrigatório nas terras do senhor pelo menos dois ou três dias por semana;
Ø  Banalidades: pagamento em produtos pelo uso de instrumentos de trabalho e das dependências comuns                   do feudo ( moinhos,fornos,celeiros e pontes)
Ø  Capitação: imposto pago pelo numero de pessoas no feudo.
A organização do Feudo: Possuía três partes ou mansos: Manso senhorial, onde ficava o castelo e as terras de uso exclusivo do senhor feudal. Manso servil  vários lotes, entregues aos servos. Manso Comunal, bosques, pastos usados tanto pelo senhor como pelos servos.
  Economia feudal: A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder. O artesanato também era praticado na Idade Média. A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura. Crise do Feudalismo:
 O desenvolvimento do comércio e das cidades ampliaram as fontes de renda. Assim, as relações de produção passaram a ser baseadas no trabalho livre assalariado e houve o surgimento de novas camadas sociais, como a burguesia. O crescimento populacional foi um dos primeiros fatores responsáveis pelas mudanças no sistema feudal de produção. À medida que crescia a população, aumentava a necessidade de ampliar a área de produção e desenvolver novas técnicas agrícolas. Muitos senhores feudais, pretendendo enriquecer com a comercialização do excedente produzido no feudo, aumentaram, por meio de força e opressão, a exploração dos servos. O excesso cometido pelos senhores feudais resultavam na fuga de servos de uma aldeia e em violentas revoltas camponesas. O abandono dos feudos e as revoltas camponesas obrigaram a maioria dos senhores feudais a mudar seu comportamento em relação aos servos. Alguns deles arrendaram as terras, enquanto outros passaram a vender a liberdade aos servos ou a expulsá-los da terra, colocando em seu lugar trabalhadores assalariados. O processo de mudança do sistema feudal pelo sistema capitalista foi lento e gradual, acentuando-se com o renascimento comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *