Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Povos Pré- Colombianos :OS INCAS.

I


Império Inca teve início por volta do ano 1200, eram conhecidos como os filhos do sol.  sucederam, na região das Cordilheiras dos Andes, grupos de tribos que habitavam a região como os waris, tiahuanacos e chimus.No século XIII (13), os incas conquistaram Cuzco e travaram lutas contra tribos vizinhas. No século XV(16) os incas conquistaram e definiram seu território onde hoje encontram-se os países do Chile, Peru, Bolívia e Equador. Em 1525, o trono foi ocupado por Atahualpa. Este imperador acabaria sendo capturado e executado pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro.

Classes sociais.

 Entre as classes sociais, além do imperador — que era conhecido como O Inca — existiam os nobres, a maioria membros da família real, líderes militares e líderes religiosos, os governadores das províncias e suas famílias e os camponeses e artesãos, que eram a maioria da população e pagavam a maioria dos tributos ao imperador inca até mesmo com obras públicas.

Religião

Politeístas, os incas acreditavam existir forças do bem e do mal. O sol e as chuvas eram consideradas coisas boas, forças positivas, deuses bons, pois faziam bem ao homem; já a seca, a guerra ou as tempestades, eram consideradas forças do mal. Realizavam sacrifícios humanos e de animais dedicados aos deuses, para agradecer uma boa colheita, para aplacar a ira de determinado deus ou simplesmente sacrificavam os vencidos nas batalhas para comemorar a vitória e como tributo à dominação.

Arquitetura.

Certamente a maior contribuição dos incas foi no campo arquitetônico. Não apenas em seus grandiosos templos, mas também suas cidades, estradas e plantações. Na arquitetura, desenvolveram várias construções de enormes blocos de pedras encaixados, como templos, casas e palácios. A cidade de Macchu Picchu (Matchu Pitchu) foi descoberta somente em 1911 e revelou toda a eficiente estrutura urbana inca.

 


A agricultura era extremamente desenvolvida, pois plantavam nos chamados terraços (degraus formados nas costas das montanhas). Plantavam e colhiam feijão, milho (alimento sagrado) e batata. Construíram canais de irrigação, desviando o curso dos rios para as aldeias. A arte inca destacou-se pela qualidade dos objetos de ouro, prata, tecidos e jóias. Domesticaram a lhama (animal da família do camelo) e utilizaram como meio de transporte, além de retirar a lã , carne e leite deste animal. Além da lhama, alpacas e vicunhas também eram criadas pelos incas. 

A VIDA COTIDIANA DAS CRIANÇAS INCAS.

 Ao nascer, a criança inca era lavada com água fria, enrolada em uma manta e colocada em uma cova feita no chão. A chegada de uma criança inca era comemorada, pois era vista como uma futura força de trabalho. Quando completava 1 ano de vida, esperava-se que essa criança engatinhasse ou andasse. Aos 2 anos de vida, os cabelos da criança eram cortados, simbolizando o fim da infância. A partir daí, as crianças deveriam ajudar nas tarefas de casa e eram severamente castigadas caso se portassem mal. Aos 14 anos, os meninos eram vestidos com uma tanga e declarados adultos.Na sociedade inca, as escolas recebiam somente os filhos dos nobres. Aprendia-se sobre as leis, a arte da guerra, a religião. As crianças também estavam submetidas a castigos e exercícios físicos pesados. As crianças das camadas populares eram educadas pelos próprios pais, aprendendo a exercer o ofício dos pais.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *