Prof.° Elisonaldo Câmara

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Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

sábado, 18 de outubro de 2014

Avaliação de História: As Civilizações Pré- Colombianas.


ANO LETIVO
2014

ESCOLA ESTADUAL DR. LAVOISIER MAIA

NOTA
III BIMESTRE
7º ANO
PROFº ELISONALDO CÂMARA
DISCIPLINA - HISTÓRIA
DATA
ALUNO (a)
Orientações importantes:
1. O aluno deverá preencher corretamente o cabeçalho.
2. Será proibido o porte e uso de celular nas provas.
3. A prova terá que ser respondida com caneta (não será permitido o uso de lápis grafite).
4. Nas questões objetivas, será anulada a questão que for assinalada mais de uma vez.


5. O aluno que for visto tentando colar, terá sua prova recolhida  e acarretará punições.
6. Será proibido o uso de corretivo nas avaliações.
7. Em caso de rasuras o aluno não terá direito a outra prova.

I-  Estado organizado com auto grau de interferência na vida da população; II- Sociedade igualitária, sendo os meios de produção comum a todos; III- Pratica de rituais e sacrifícios humanos; IV- Construção de pirâmides e produção de uma arte sofisticada. Marque as alternativas corretas1. As civilizações pré-colombianas astecas, maias e incas, se desenvolveram em uma região do continente americano que inclui aproximadamente o sul do México. Apesar de terem constituídos grandes impérios essas civilizações desconheciam a existência uma da outra. Esses impérios, embora tivessem muitas características próprias, também apresentavam alguns pontos comuns. Sobre os aspectos comuns dessas civilizações são apresentadas as seguintes afirmativas. Leia-as e marque a alternativa correta:
A)  I e II.  B) II C) III e IV D) Todas.
2. Os motivos que levaram ás cruzadas foram:
I – solidariedade á população judaica que era dominada pelos árabes.
II – motivação religiosa de combater os infiéis e libertar Jerusalém.
III -  cobiça por terras e riquezas por parte dos nobres europeus.
IV -  desejo de unir a cristandade contra o inimigo comum.
V – desviar a violência aristocrática européia para fora do continente asiático.
Qual destas alternativas corresponde ás afirmações verdadeiras?
A)I,II,III. B) II,III,IV. C) III,IV,V. D) todas corretas.
3. O Papa que convocou todos os cristãos da Europa para retomar a cidade sagrada de Jerusalém do domínio dos muçulmanos foi:
A) Bento XVI. B) Urbano II. C) Leão X. D) Ricardo Coração de Leão.
4. Sobre a religião da civilização maia, identifique a alternativa correta.
A) Para os maias, a religião era questão secundaria, pois davam grande valor ao conhecimento cientifico e desprezaram toda forma de crença e de misticismo;
B) Os maias eram politeístas, e a maior parte dos deuses era representado por elementos da natureza;
C)Os sacerdotes controlavam a cultura e a forma de pensar dos maias, proibiam a investigação cientifica e queimavam vivos todos os que desobedeciam a suas determinações;
D) Os maias eram politeístas e criaram uma mitologia, copiada da mitologia egipcia, que dava explicações místicas aos fenômenos naturais.
5.Observe as imagens que pertencem ao manuscrito de um cronista. Quais as afirmações estão corretas:     
Leia as afirmativas seguintes, a respeito dos Incas.
I-  Praticavam a agricultura da batata;
II- Utilizavam arado de tração animal;
III- Tinham calendários agrícolas, respeitando épocas de plantar e colher..

6. A cidade de Jerusalém é considerada sagrada para as três religiões monoteístas do mundo. Escreva os motivos que cada religião tem para considerar a cidade sagrada.  Judeus: Cristãos: Muçulmanos:


A DOMINAÇÃO DOS ÍNDIOS
Quando os espanhóis chegaram, a população indígena era de 20 milhões ou mais. Em cem anos mais de 80% dessa população havia desaparecido. As causas foram as mesmas em toda a América: escravização, maus-tratos, doenças trazidas pelos europeus e a desorganização das sociedades indígenas. A conquista dos impérios Asteca e Inca, que contavam com uma população de milhões de índios, pelos espanhóis, é, ainda hoje um fato intrigante. Os historiadores atuais explicam o sucesso dos conquistadores com dois argumentos: primeiro, os espanhóis souberam explorar com muita habilidade a divisão desses impérios, unindo-se, como na conquista dos astecas, com seus inimigos.  _ Os Tlaxclatecas.. Com eles os espanhóis chegaram a formar um exército de quase 80 000 homens, segundo, tanto os astecas quanto os incas pertenciam a sociedade já dividida em classes, de modo que a luta dos espanhóis foi, na verdade, uma luta contra as classes dominantes desse império. Para a maioria dos índios astecas e incas, a dominação dos espanhóis representou uma espécie de troca de patrão, embora fosse realmente muito mais do que isso.            Seja como for, quaisquer que tenham sido as vantagens dos europeus, a sua relação com os índios resultou no extermínio desses últimos. Só há uma palavra para caracterizar o que os europeus fizeram na América: Genocídio. Ou seja: o assassinato coletivo de todo um povo.  ( Luiz Koshiba UNESP 1989)
7. Quais as causas da morte de grande parte da população indígena nas áreas ocupadas pelos espanhóis?
8. Qual a ideia central do texto?
9. Como se explica que poucos espanhóis tenham conseguido conquistar os impérios que tinham milhões?
10. Que povos foram escravizados e massacrados pelos espanhóis na América?

’Toda a educação, no momento, não parece motivo de alegria, mas de tristeza. Depois, no entanto, produz naqueles que assim foram exercitados um fruto de paz e de justiça’’.

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