Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

MITOLOGIA : ORFEU E EURÍDICE.



Orfeu era príncipe da Trácia e casou-se com a ninfa Eurídice. Tal como o pai Apolo, ele adorava a música, e seu maior prazer era dedilhar a lira para a esposa. (Orfeu, às vezes, é tido como filho do rei Eagro e da musa Calíope. Seja como for, ele tinha a música no sangue, pois Calíope era a musa da poesia épica.)
Certo dia, Eurídice foi atacada num bosque pelo pastor Aristeu. Ao fugir, ela foi picadapor uma cobra e morreu, deixando Orfeu tão desesperado que ele decidiu ir resgatá-la no Hades.
Orfeu levou consigo Hermes, o famoso guia dos mortos, e esse o conduziu até alcançarem as águas geladas do Estige. Esse rio só podia ser atravessado pela barca de Caronte, um velho azedo que adorava dar remadas nas costas dos passageiros que relutavam em embarcar.
– Que o Estige me engula se o tocador de lira tem cara de morto! – disse o velhote ao ver Orfeu.
Hermes disse que Zeus autorizara Orfeu a visitar o Hades, mas Caronte garantiu que abarca afundaria ao levar um vivo. Orfeu, porém, tocou a lira, e a barca flutuou como uma pluma até alcançar a outra margem. A música serviu também para amansar Cérbero, o cão infernal de três cabeças que vigiava a entrada para o reino das sombras.
Orfeu continuou a descer e a tocar a sua lira, de tal forma que a música penetrou no Tártaro, provocando uma pausa nos suplícios: Sísifo deixou de rolar o rochedo, as Danaides de encher seus tonéis, e até mesmo Tântalo pôde dar uma dentada num dos frutos que sempre escapavam das suas mãos.
Enfim, ao ver-se diante do trono de Hades, Orfeu pediu-lhe permissão para levar Eurídice de volta à superfície. Hades, ardiloso, estabeleceu a condição de que durante o retorno ele amais se voltasse para ver a amada – o que, naturalmente, acabou acontecendo.
Orfeu, atarantado, viu Eurídice ser carregada de volta para o abismo e, como verdadeiro campeão da desgraça que foi, só pôde revê-la no dia em que um grupo de bacantes enciumadas o fez em pedaços.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *