Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

sexta-feira, 11 de março de 2016

Terrorismo e suas divisões.




Fonte: Google.
  
A disseminação desse movimento tem sido um dos fenômenos mais importantes do inicio do Século XXI, é o uso de violência, física ou psicológica através de ataques localizados a elementos ou instalações de um governo ou da população governada, de modo a provocar medo, pânico e, assim, obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas, incluindo, antes, o resto da população do território. É utilizado por uma grande gama de instituições como forma de alcançar seus objetivos, como organizações políticas, grupos separatistas e até por governos no poder. O terrorismo é o nome dado a protestos violentos realizados por grupos ou indivíduos que objetivam transformar ordens do governo, bem como o próprio governo, por meio do pânico, gerando decisões precipitadas e radicais. Nos dias atuais o terrorismo é visto e praticado de forma diferente com que se manifestava antigamente, pois exige planejamento, objetivos em foco, recursos financeiros e a presença de guerreiros. Acredita-se que atos terroristas são financiados por pessoas bem sucedidas que simpatizam com o movimento, por pessoas ligadas ao governo que tentam secretamente destruir algo e ainda pessoas envolvidas com o tráfico de drogas. Os terroristas utilizam explosivos, gases nocivos, vírus, bactérias, materiais radioativos, armamentos atômicos e ainda sequestros e assassinato. Atualmente esta associado ao fundamentalismo religioso que é uma corrente de pensamento existente em praticamente todas as religiões do mundo Seus adeptos veem  os textos sagrados como a única orientação possível para os diversos aspectos da vida, como as relações familiares, sociais e políticas. Podemos, assim, dar as seguintes definições sucintas de terrorismo:
Ø  Terrorismo físico - Uso de violência, assassinato e tortura para impor seus interesses.
Ø  Terrorismo psicológico - Indução do medo por meio da divulgação de noticias em benefício próprio (ver: guerra psicológica)
Ø  Terrorismo de Estado - Recurso usado por governos ou grupos para manipular uma população conforme seus interesses.
Ø  Terrorismo econômico - Subjugar economicamente uma população por conveniência própria (ver: embargo econômico).
Ø  Terrorismo religioso - Quando o incentivo do terrorismo vem de alguma religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *