Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

sábado, 22 de outubro de 2016

Avaliação: Segunda Guerra Mundial.



E.E. Dr. Lavoisier Maia
Escudo lavo


AVALIAÇÃO DE  HISTÓRIA                   
ENSINO  FUNDAMENTAL II
 3º bimestre


9º Ano


NOME:___________________________________________________________
PROFº ELISONALDO CÂMARA.             
Data:__/__/2016
INSTRUÇÕES:
1- LEIA atenciosamente os enunciados das questões;
2- ASSINALE apenas uma opção nas questões de múltipla escolha;                                                                             
3- Nas questões abertas, dê respostas completas, porém objetivas;
4- TENHA muito capricho com a letra;     7- Proibido o uso de corretivo.                                                                                                              
  5-FAÇA individualmente e em silêncio;
  6- Cada questão será valorizada 1,0.
Valor:          
Nota:
“Nada é permanente nesse mundo. Nem mesmo os nossos problemas”.
Charles Chaplin






Conteúdo:  Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
1.Não pode ser considerado um fator que propiciou a eclosão da Segunda Guerra Mundial: 
a) A ascensão de regimes totalitários na Itália e na Alemanha nos anos 20 e 30. 
b) Os efeitos da crise de 29 na economia europeia. 
c) As cláusulas punitivas do Tratado de Versalhes, imposto à Alemanha ao final da Primeira Guerra Mundial. 
d) A separação entre a Áustria e a Alemanha empreendida por Hitler. 
2. Nos anos de 1942 e 1943 as batalhas  no Pacífico e Stalingrado, significaram a
a) confirmação da supremacia do Eixo.
b) reversão da II Guerra Mundial com a ofensiva passando para os aliados.
c) ruptura entre os EUA e a URSS, dando origem à Guerra Fria.
d) conquista da Polônia e da Hungria pelos nazistas.
3.) Em 24 de outubro de 2015 próximo passado, chefes de Estados, reunidos em Nova Iorque, comemoraram 70 anos de aniversário da Organização das Nações Unidas - ONU. O que representa esta organização? 
a) A organização dos países do Ocidente para o enfrentamento com os países do Oriente. 
b) A vitória da Liga das Nações, vigente durante a Primeira e a Segundas Guerras Mundiais. 
c) A descolonização da América e da África e os respectivos engajamentos políticos dos dois continentes. 
d) Uma força internacional acima das nações, na defesa da paz mundial, dos direitos do homem e da igualdade dos povos. 
4. "Pensem nas crianças Mudas telepáticas Pensem nas meninas Cegas inexatas Pensem nas mulheres Rotas alteradas Pensem nas feridas Como rosas cálidas Mas oh! não se esqueçam Da rosa de Hiroshima A rosa hereditária A rosa radioativa Estúpida e inválida A rosa com cirrose A anti-rosa atômica Sem cor, sem perfume Sem rosa, sem nada" "Rosa de Hiroshima".(Gerson Conrad e Vinícius de Moraes) Podemos considerar que o texto acima debate:
a) herança terrível das bombas atômicas atiradas em Hiroshima e Nagasaki, no final da 2 Guerra Mundial, levantando a necessidade de sua lembrança para defendermos a paz.
b) a poesia não trata dos problemas relativos à bomba atômica, à guerra e à paz.
c) as armas atômicas nunca seriam usadas como forma de poder entre as potências mundiais.
d)  as armas atômicas deixaram poucas heranças culturais e políticas durante o período da Guerra Fria.

5.O ataque á base naval de Pearl Harbor tornou-se  um dos acontecimentos decisivos para o desfecho da Segunda Guerra Mundial. Esse ataque:
A) representou a primeira grande derrota dos aliados, uma vez que os japoneses passaram a utilizar armas atômicas contra cidades asiáticas, porque estas defendiam os aliados.
B) contribuiu para o aumento do poderio estratégico e militar dos alemães, haja vista o aniquilamento quase total   das forças americanas e de seus aliados no leste europeu.
C) foi importante para o fortalecimento do nazi fascismo, em razão da vitória esmagadora das forças alemãs sobre o exército soviético e de outros países do leste europeu.
D) criou condições para os aliados na luta contra as forças nazifascistas, pois foi um fato histórico decisivo para a entrada dos Estados Unidos da América na guerra.
 Em 1946, Dwight Eisenhower, ex-General em Chefe dos Exércitos Aliados, assim se pronunciou:  Tive muita satisfação de pisar o solo do lugar de que tanto cogitei durante a guerra. Natal teve como todos sabem influência decisiva na guerra, possibilitando às Nações Unidas as maiores facilidades para alcançar seus objetivos.  Apud MEDEIROS, Tarcísio. Estudos de história do Rio Grande do Norte. Natal: Tipografia Santa Cruz, 2001. p.130. Responda:
6) Por que Natal possibilitou que as Nações Aliadas alcançassem seus objetivos?

7) Mencione duas mudanças no âmbito local diretamente relacionada a esse momento histórico.





8) Frequentemente o conhecimento histórico sobre a Segunda Guerra Mundial vem acompanhado de perplexidade, quando nos deparamos com crimes cometidos por lideranças políticas da Alemanha, inspiradas no Nazismo, amplamente divulgado entre o povo alemão. Á medida que os campos de concentração foram denunciados, todo um espetáculo de barbárie veio á superfície, revelando os horrores  que esses campos ocultavam. Por que as pessoas foram perseguidas, presas e levadas para esse Lugar? Quem foram  levadas para esses locais?

9"O extermínio dos judeus começou com a invasão da União Soviética pelas tropas nazistas em junho de 1941. Mas foi a construção de seis campos de extermínio na Polônia com câmaras de gás, a partir do final de 1941, que concretizou um plano organizado de genocídio dos judeus europeus. Pela primeira vez na história da humanidade, milhões de seres humanos foram assassinados num processo industrial, numa linha de produção da morte, em que todos os aspectos de como matar seres humanos foram racionalizados e medidos em termos de economia de tempo e energia, de custo e benefício. Os nazistas queriam matar o maior número de pessoas no menor intervalo de tempo, com o menor custo e de forma que se pudesse aproveitar ao máximo os corpos como matéria-prima para a indústria (ossos e cabelos) e para acelerar o próprio processo de extermínio (a gordura dos corpos era aproveitada como combustível na sua incineração).Faça um pequeno texto explicando o que foi o Holocausto.


     10. Em Agosto passado o mundo relembrou os 70 anos do final do maior conflito armado da história da humanidade, que deixou grandes reflexos às sociedades contemporâneas. Agora reflita: Cite duas consequências positivas e negativas deixadas pela Segunda Guerra Mundial às sociedades posteriores.



‘’Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem’’.  Karl Kraus







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *