ANO LETIVO
2014
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ESCOLA ESTADUAL DR. LAVOISIER MAIA
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III BIMESTRE
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7º ANO
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PROFº ELISONALDO CÂMARA
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DISCIPLINA - HISTÓRIA
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DATA
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ALUNO (a)
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Nº
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Orientações importantes:
1. O aluno deverá preencher corretamente o cabeçalho.
2. Será proibido o porte e uso de celular nas provas.
3. A prova terá que ser respondida com caneta (não será permitido o uso de lápis grafite).
4. Nas questões objetivas, será anulada a questão que for assinalada mais de uma vez.
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5. O aluno que for visto tentando colar, terá sua prova recolhida e acarretará punições.
6. Será proibido o uso de corretivo nas avaliações.
7. Em caso de rasuras o aluno não terá direito a outra prova.
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I- Estado organizado com auto grau de
interferência na vida da população; II- Sociedade igualitária, sendo os meios
de produção comum a todos; III- Pratica de rituais e sacrifícios humanos; IV-
Construção de pirâmides e produção de uma arte sofisticada. Marque as alternativas
corretas1. As civilizações
pré-colombianas astecas, maias e incas, se desenvolveram em uma região do
continente americano que inclui aproximadamente o sul do México. Apesar de
terem constituídos grandes impérios essas civilizações desconheciam a
existência uma da outra. Esses impérios, embora tivessem muitas características
próprias, também apresentavam alguns pontos comuns. Sobre os aspectos comuns
dessas civilizações são apresentadas as seguintes afirmativas. Leia-as e marque
a alternativa correta:
A) I e II. B) II C) III e IV D) Todas.
2. Os motivos
que levaram ás cruzadas foram:
I – solidariedade á população judaica que era
dominada pelos árabes.
II – motivação religiosa de combater os
infiéis e libertar Jerusalém.
III -
cobiça por terras e riquezas por parte dos nobres europeus.
IV -
desejo de unir a cristandade contra o inimigo comum.
V – desviar a violência aristocrática
européia para fora do continente asiático.
Qual destas alternativas corresponde ás
afirmações verdadeiras?
A)I,II,III. B) II,III,IV. C) III,IV,V. D)
todas corretas.
3. O Papa que convocou todos os cristãos da
Europa para retomar a cidade sagrada de Jerusalém do domínio dos muçulmanos
foi:
A) Bento XVI. B) Urbano II. C) Leão X. D)
Ricardo Coração de Leão.
4. Sobre a
religião da civilização maia, identifique a alternativa correta.
A) Para os maias, a religião era
questão secundaria, pois davam grande valor ao conhecimento cientifico e
desprezaram toda forma de crença e de misticismo;
B) Os maias eram politeístas, e a
maior parte dos deuses era representado por elementos da natureza;
C)Os sacerdotes controlavam a
cultura e a forma de pensar dos maias, proibiam a investigação cientifica e
queimavam vivos todos os que desobedeciam a suas determinações;
D) Os maias eram politeístas e
criaram uma mitologia, copiada da mitologia egipcia, que dava explicações místicas
aos fenômenos naturais.
5.Observe
as imagens que pertencem ao manuscrito de um cronista. Quais as afirmações
estão corretas:
Leia as
afirmativas seguintes, a respeito dos Incas.
I- Praticavam a agricultura da batata;
II-
Utilizavam arado de tração animal;
III-
Tinham calendários agrícolas, respeitando épocas de plantar e colher..
6.
A cidade de Jerusalém é considerada sagrada para as três religiões monoteístas
do mundo. Escreva os motivos que cada religião tem para considerar a cidade
sagrada. Judeus: Cristãos: Muçulmanos:
A DOMINAÇÃO DOS ÍNDIOS
Quando os espanhóis chegaram, a população indígena
era de 20 milhões ou mais. Em cem anos mais de 80% dessa população havia
desaparecido. As causas foram as mesmas em toda a América: escravização,
maus-tratos, doenças trazidas pelos europeus e a desorganização das sociedades
indígenas. A conquista dos impérios
Asteca e Inca, que contavam com uma população de milhões de índios, pelos
espanhóis, é, ainda hoje um fato intrigante. Os historiadores atuais explicam o
sucesso dos conquistadores com dois argumentos: primeiro, os espanhóis souberam
explorar com muita habilidade a divisão desses impérios, unindo-se, como na
conquista dos astecas, com seus inimigos.
_ Os Tlaxclatecas.. Com eles os espanhóis chegaram a formar um exército
de quase 80 000 homens, segundo, tanto os astecas quanto os incas pertenciam a
sociedade já dividida em classes, de modo que a luta dos espanhóis foi, na
verdade, uma luta contra as classes dominantes desse império. Para a maioria
dos índios astecas e incas, a dominação dos espanhóis representou uma espécie
de troca de patrão, embora fosse realmente muito mais do que isso. Seja como for, quaisquer que tenham
sido as vantagens dos europeus, a sua relação com os índios resultou no
extermínio desses últimos. Só há uma palavra para caracterizar o que os
europeus fizeram na América: Genocídio. Ou seja: o assassinato coletivo de todo
um povo. ( Luiz Koshiba UNESP 1989)
7. Quais as causas da morte de grande parte da população
indígena nas áreas ocupadas pelos espanhóis?
8. Qual a ideia central do texto?
9. Como se explica que poucos espanhóis tenham conseguido
conquistar os impérios que tinham milhões?
10. Que povos foram escravizados e massacrados pelos espanhóis
na América?
’Toda a educação, no momento, não parece
motivo de alegria, mas de tristeza. Depois, no entanto, produz naqueles que
assim foram exercitados um fruto de paz e de justiça’’.
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