DISCIPLINA – HISTÓRIA –
PROFº ELISONALDO CÂMARA. DATA:
As
diversas faces de um conceito – As palavras em nossa língua podem ter
sentidos variados. A palavra história pode ser entendida de diversas maneiras:
_
História: ficção – Os livros de aventura, as novelas de
televisão e os filmes nos
contam histórias de pessoas, de lugares, de acontecimentos muitas vezes
inventados para chamar a nossa atenção ou nos distrair. Essas histórias são
inventadas pela imaginação humana e são chamadas de histórias fictícias ou de
ficção.
_
História: vida real – Os fatos
reais que acontecem no dia -a -dia, tanto
de uma pessoa como de um país, podem ser chamados de história da vida real. As
lutas, os sonhos, as alegrias, as tristezas, os acontecimentos marcantes
constituem a vida real de cada um e torna-se a sua história.
_
História: ciência – Outro sentido ainda pode ser dado à palavra história:
História, ciência que estuda a
vida humana através do tempo. É este sentido da palavra história que nos
interessa. Vamos entender como
os homens organizaram-se e desenvolveram-se no passado, chegando aos dias de
hoje. É importante ressaltar
que a História está interessada tanto na vida dos homens do passado como dos
homens atuais, de forma que é uma ciência do passado e do presente, uns e
outros inseparáveis.
Reflexões sobre a História (01)
A
verdade histórica – Como grande parte dos historiadores
atuais, creio que não existe a
tal “verdade histórica” definitiva e absoluta. Cada época faz a sua própria
história, sempre respondendo perguntas que cada época faz a seu passado.
A história acumulou numerosos conhecimentos e interpretações sobre os fatos,
que vão acrescentando pedaços e facetas do conhecimento à chamada “verdade
histórica”. É como se uma câmera cinematográfica filmasse uma cena de diversos
ângulos e perspectivas. Nenhuma foto contém toda a cena, mas o seu conjunto se
aproxima do que chamaríamos de visão global.
Cada pesquisador e cada estudioso acrescenta uma nova perspectiva ao conhecimento,
que para cada um deles é a “verdade”. (Laima Mesgravis)
Reflexões sobre a História (02)
O
problema da verdade – Leia, agora, uma lenda da Índia sobre
a dificuldade humana para compreender a realidade:
Numa antiga cidade da Índia viviam seis cegos. Eles sempre ouviam falar do
majestoso elefante do Rajá (príncipe). Até que, um dia, resolveram examinar
diretamente o grande animal.
Chegando perto do elefante, o primeiro cego conseguiu colocar a mão na sua
barriga. Então, gritando, disse:
_ O elefante é como um muro.
Porém, o segundo cego segurou numa das presas e, ouvindo o amigo, protestou:
_ Não, o elefante é pontiagudo e duro como uma lança!
O terceiro cego, agarrando a tromba, discordou:
_ O elefante é como uma serpente.
O quarto cego pegando a enorme perna do elefante, disse:
_ Vocês estão loucos: o elefante é como o tronco de uma árvore!
O quinto cego, ouvindo a confusão dos amigos, decidiu saltar para cima do
animal. Segurou, então, uma das grandes orelhas do elefante e disse:
_ Todos vocês são idiotas se não percebem que o elefante é um grande leque de
abano.
Por fim, o sexto cego, cuidadosamente segurou a cauda e disse:
_ Calem-se todos. O elefante é uma corda resistente.
Os cegos, pegando uma parte do elefante, conheciam apenas uma parte do animal.
Entretanto, cada cego era muito orgulhoso. Pensava que sua parte correspondia
ao todo, criando toda a confusão.
A mensagem dessa lenda serve de
alerta para muitas situações. No estudo da História, por exemplo, muitas
pessoas comportam-se como os seis cegos da Índia. Percebem e compreendem uma
parte da realidade e concluem, orgulhosamente, que descobriram a verdade.
Essas pessoas se esquecem que o saber humano é seletivo e limitado. É seletivo
porque cada historiador seleciona a área que quer estudar, seleciona o que mais
lhe interessa. É limitado porque, por mais ampla que seja a sua pesquisa, ela
atinge apenas parcela da realidade. Pois a tarefa de conhecer é sempre infinita.
Reflexões sobre a História (03)
Conceito de História: História é uma ciência humana que estuda o
desenvolvimento do homem no tempo. A História analisa os processos históricos,
personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização.
Objetivos: Um
dos principais objetivos da História é resgatar os aspectos culturais de um
determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento.
Entender o passado também é importante para a compreensão do presente.
Fontes: O
estudo da História foi dividido em dois períodos: a Pré-História (antes do
surgimento da escrita) e a
História (após o surgimento da escrita, por volta de 4.000 a.C).
Para analisar a Pré-História, os
historiadores e arqueólogos analisam fontes materiais (ossos, ferramentas,
vasos de cerâmica, objetos de pedra e fósseis) e artísticas (arte rupestre,
esculturas, adornos).
Já o estudo da História conta com um
conjunto maior de fontes para serem analisadas pelo historiador. Estas podem
ser: livros, roupas, imagens, objetos materiais, registros orais, documentos,
moedas, jornais, gravações, etc.
Ciências auxiliares da História.
A História conta com ciências que auxiliam seu estudo. Entre estas
ciências auxiliares, podemos citar: Antropologia (estuda o fator humano
e suas relações), Paleontologia (estudo dos fósseis), Heráldica (estudo de
brasões e emblemas), Numismática (estudo das moedas e medalhas), Psicologia (estudo do
comportamento humano), Arqueologia (estudo da cultura material de povos
antigos), Paleografia (estudo das escritas antigas) entre
outras.
Periodização da História.
Periodização da História.
Para facilitar o estudo da História ela foi dividida em períodos:
-Pré-História: Desde o surgimento do homem
até o surgimento da escrita, ou seja, até 4.000 a.C.
-Idade Antiga (Antiguidade): de 4.000 a.C até 476 (invasão do Império Romano)
-Idade Média (História Medieval): de 476 a 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos).
-Idade Antiga (Antiguidade): de 4.000 a.C até 476 (invasão do Império Romano)
-Idade Média (História Medieval): de 476 a 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos).
-Idade Moderna: de 1453 a 1789 (Revolução
Francesa).
-Idade Contemporânea: de 1789 até os dias
de hoje.Outras informações:
- O grego Heródoto,
que viveu no século V a.C é considerado o “pai da História” e primeiro
historiador, pois foi o pioneiro na investigação do passado para obter o
conhecido histórico.
“A
diversidade dos testemunhos históricos é quase infinita. Tudo o que o homem diz
ou escreve, tudo o que constrói, tudo o que toca, pode e deve fornecer
informações sobre eles” Marc Bloch.
“Se você não
conhece a História, nada conhece. Você é uma folha que não sabe que é parte de
uma árvore”
- Michael Crichton.
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