Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Exército de gatos


Bastet


O Egito sempre foi um local desejado pelos persas, principalmente nos tempos do rei Ciro, porém Ciro nunca conseguiu dominar os egípcios, coube a Cambises, seu filho conquistá-lo. Foi na cidade de Pelusa no Egito que tudo se decidiu, e com a grande audácia de Cambises, a batalha foi um verdadeiro massacre para os egipcios. Os soldados persas levaram estampados nos seus escudos a deusa Bastet, que era representada por uma gata, e os egípcios não só veneravam a deusa Bastet, como veneravam qualquer tipo de gato.
Como conseqüência, os egípcios ficaram receosos de enfrentar os persas, e mais de cinqüenta mil egípcios morreram, outros recuaram e conseguiram alcançar a fortaleza de Pelusa, e foi neste momento em que Cambises, soltou em direção aos egípcios uma quantidade enorme de gatos; os gatos para os egípcios representavam proteção e era associado à deusa Bastet, ao verem um verdadeiro “exercito” de gatos na ofensiva, os egípcios sentiram-se desmotivados a lutar, e deixaram a fortaleza rumo a Mênfis, no caminho muitos foram mortos pelos persas, os que conseguiram chegar a Mênfis ficaram protegidos pelos muros da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *