Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Atividade filme: O Conde de Monte Cristo.



                                                       O Conde de Monte Cristo
                                                      
Autor: Alexandre Dumas.
Traições, denúncias anônimas, tesouros fabulosos, envenenamentos, vinganças e muito suspense. A trama de O Conde de Monte Cristo traz uma emoção diferente a cada página e talvez isso explique porque a obra do escritor francês Alexandre Dumas se transformou em um clássico da literatura mundial, mexendo com a imaginação dos leitores há mais de 150 anos. No romance, o marinheiro Edmond Dantés é preso injustamente, vítima de um complô. Anos depois, consegue escapar da prisão, enriquece e planeja uma vingança mirabolante. A galeria de personagens criada por Dumas faz um retrato fiel da França do século XIX, um mundo em transformação, em que passou a ser possível a mudança de posições sociais. As aventuras de Dantés ainda ganharam diversas versões cinematográficas que colaboraram para o sucesso da trama.
1. Após Edmond Dantés ser acusado em falso pelas três pessoas, ele foi preso no dia de seu casamento e levado até a prisão mais temida de todas. Lá, passa-se um tempo e ele conhece outro prisioneiro que mais tarde o ajudaria a fugir desta prisão. Quem é este prisioneiro?
A) Era Abade Faria. Um homem sábio com aparência de um idoso que havia passado vário ano ali, preso. B).  Era Abade Busoni. Um homem sábio com aparência de um idoso que havia passado vário ano ali, preso. C) Era Lord Wilmore. Um jovem que não destemido pronto para fugir dali. D)  Era Morrel um homem velho que estava prestes a morrer.
2. Antes de Abade morrer ele entrega um mapa com um tesouro milionário a Edmond Dantés que pertencia ao Cardeal Spada. Onde o tesouro se encontrava?
  A)  Em The Young Amélia.B)Em uma pequena casa em Paris.  C) Na igreja onde o Cardeal celebrava a missa.    D) Em uma ilha chamada de Monte Cristo.
3.Edmond Dantés foi acusado em falso por três pessoas e mais tarde acabou sendo preso. Quem eram?
A) Fernand Mondego, Abade Faria e o Juiz de Villefort.    B) Morrel, Abade Busoni e Lord Wilmore.   C) Caderousse, Danglars e Fernand Mondego.   D)  Albert de Morcef, Cavalcanti e Benedetto.
4. Como termina a história de Edmond Dantés? Ele consegue o que queria?
A) Sim. Após Edmond ter se vingado, ele se casa com Mercedes com quem mais tarde tem dois filhos. B) Não. Edmond Dantés acaba morto por Danglars. C)  Sim, após ter se vingado, Edmond parte em um navio com Haydée, seu novo amor, em busca do seu próprio futuro. D) Não. As três pessoas que tinham acusado em falso Edmond, o mataram.
5. Após Edmond Dantés fugir da prisão, se tornar um milionário, ele decide se vingar. Como ele faz?
A) Ele começa a usar nomes falsos para se aproximar dos três e se vingar de cada um aos poucos. B) Ele segue todos os passos dos três que o acusaram para depois matá-los. C) Ele contrata assassinos para fazerem o trabalho sujo. D) Ele desafia um por um para um duelo com espadas
6.Por que Edmond Dantes, ao voltar de Marselha, foi acusado de traidor numa conspiração liderada por Mondego, acompanhado de um subalterno do navio e do promotor local? Cada qual é motivado por um interesse particular? Que interesses são esses? Comente sobre;


7. Que período histórico a narrativa aborda? Pesquise em outras fontes o que é falado sobre os exílios nas ilhas de Elba, Santa Helena.

8. Em determinada cena do filme ‘’ O Conde de Monte Cristo’’ mostra a figura do Imperador exilado da França Napoleão Bonaparte. Sob a vigilância de soldados ingleses. Responda: Onde o Imperador Francês estava?

9. Acima de tudo, um filme como "O Conde de Monte Cristo" nos mostra a importância de saber ler e escrever, de ler com frequência, de se preparar com antecedência (planejamentos), de amizades verdadeiramente sólidas, da obstinação que sempre devemos ter. Escreva um pequeno texto sobre a importância de saber ler e escrever no Brasil atualmente.


10. Escolha uma cena do filme, aquela que despertou mais atenção e explique por que.


5 comentários:

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *