Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Passagens estratégicas para o Orinte Médio

O Oriente Médio localiza-se na confluência de três continentes: Europa, Ásia e África e corresponde a região banhada pelo mar Mediterrâneo, mar Negro, mar Cáspio, golfo Pérsico e mar Vermelho. Possui passagens estratégicas para os continentes como o estreito de Ormuz, o estreito de Bósforo e o canal de Suez.



O estreito de Ormuz está localizado no golfo Pérsico, por onde passa a maior quantidade de petróleo que é exportada dessa região para o mundo, cerca de 40% do petróleo mundial. Os Emirados Árabes Unidos e Irã, disputam o controle do estreito de Ormuz.
O estreito de Bósforo, é uma passagem estratégica da Ásia para a Europa e está localizado entre o mar Negro e o mar Egeu. O estreito de Bósforo é controlado pela Turquia desde 1453, por ele passam navios asiáticos em direção a Europa.
Os geólogos sugerem que há cerca de 7500 anos, o mar Negro era um lago de água doce. Com o rompimento de um dique natural, as águas do mar de Mármara teriam invadido o mar Negro, exatamente no ponto onde hoje se encontra o estreito de Bósforo, provocando uma elevação de 150 metros.
O canal de Suez está localizado no Egito e liga o mar Vermelho ao mar Mediterrâneo diminuindo a distância entre a Europa e o litoral sul da Ásia. Antes de sua abertura, os navios que partiam da Europa circundavam a África e contornavam o Cabo da Boa Esperança para atingir o oceano Índico e o Pacífico.
Foi construído no século passado entre os anos 1859-1869 por um consórcio franco-egípcio e mais tarde passou ao domínio inglês.
Em 1956, foi nacionalizado pelo Egito. Em 1967 foi fechado, por impedir a passagem de navios israelenses, contrariando determinações mundiais de que Suez deveria servir a embarcações de todos os países, em tempos de guerra ou de paz, sem discriminação.
Como reação, Israel invadiu a península do Sinai, apoiado por tropas francesas e inglesas e só foi reaberto em 1975. O canal de Suez possui 195 km de extensão,170 metros de largura e 20 metros de profundidade.Fonte: Geografia do Orinte Médio. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *