Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Terrorismo e os Conflito atuais.

Fonte:Blog Professora Cláudia /Elisonaldo Câmara
Após o termino da Segunda Guerra Mundial foi criado a ONU, para promover e zelar pela paz, que aprovou a “Declaração Universal dos Direitos humanos, na qual declarava o respeito universal dos direitos humanos e liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, cor, religião, sexo e língua. Em 1999, líderes budistas, católicos, judeus, muçulmanos e cristãos ortodoxos, se reuniram para assinar O apelo espiritual de  Genebra, o documento pedia aos lideres políticos e religiosos a garantia de que a religião não seria usada como pretexto de violência. Porém grande parte dos conflitos envolvendo povos e países tem como justificativa questões religiosas e étnico –raciais. O terrorismo: A disseminação desse movimento tem sido um dos fenômenos mais importantes do inicio do Século XXI, essa nova era teve seu momento de maior impacto nos atentados de 11 de Setembro de 2001 nos EUA. A definição é muito polêmica, é um tipo um tipo de violência utilizada para criar situações de medo e intimidação, com a finalidade de atingir uma meta política. Atualmente esta associado ao fundamentalismo religioso que é uma corrente de pensamento existente em praticamente todas as religiões do mundo Seus adeptos veem  os textos sagrados como a única orientação possível para os diversos aspectos da vida, como as relações familiares, sociais e políticas
· O Afeganistão: é um campo de batalha desde Alexandre, o grande, na atualidade dois grupos disputam o poder no país (Talibã) movimento fundamentalista islâmico e (Aliança do norte),organização política militar que une diversos grupos demográficos afegãos. Após os atentados de 11 de Setembro de 2001 no EUA. A aliança do norte passou a receber apoio dos americanos, que invadiram o país em busca do líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, estabelecendo uma nova Republica no Afeganistão.
· Iraque: ((Xiitas x sunitas) diversas milícias, combatentes e motivações se misturam no conflito iraquiano). A guerra do Iraque incluiu várias batalhas armadas contra os exércitos dos EUA e aliados, que teriam invadido o país em busca de armas de destruição em massa e violência contra grupos étnicos – religiosos. A retirada das forças de coalização liderada pelos americanos não acabou com os conflitos nos pais, grupos sunitas radicais islâmicos tem liderado ataques contra a maioria xiita.  Nigéria: ( Cristãos x muçulmanos) a população do país esta distribuída em mais de 250 etnias, o que motiva constantes disputas territoriais. Divididos espacialmente e ideologicamente, onde se concentram os muçulmanos do norte e os cristãos do centro- sul. Os conflitos regionais tem se acirrado motivados pela aplicação da (sharia), como principal lei nos estados do norte. A violência já matou mais de 10 mil pessoas e milhares de refugiados.
· Israel: (Judeus x Palestinos) em 1947 a ONU, dividiu a Palestina um Estado Judeu e outro árabe. Um ano depois Israel foi proclamado país. A oposição árabe começou uma guerra e os palestinos ficaram sem território. Como tentativa de por fim a tensão foi assinado ‘’ O acordo de Oslo’’, ficou decidido a criação de um Estado Palestino. Na hora de negociar a situação da Cisjordânia e da parte oriental de Jerusalém – das quais nenhuns dos lados abrem mão. Na Palestina as eleições colocaram no poder o grupo fundamentalista islâmico do Hamas, o grupo é considerado ‘’Terrorista’’ e fracassou em formar um governo de união com o grupo político Fatah – partido que defende a reconciliação entre palestinos e israelenses. O Hamas controla o poder na faixa de Gaza e o Fatah na Cisjordânia.
· Sudão: (Muçulmanos x não muçulmanos) a guerra civil no país acontece há mais de 46 anos, conflitos que misturam motivações étnicas, raciais e religiosas. A tragédia humana já provocou a morte de milhares de pessoas e mais de 1 milhão de refugiados. Em 2006 foi assinado o acordo de paz de Dafur, que previa o desarmamento de milícias árabes, visava o fim da guerra. No mesmo ano um novo grupo extremista  continuou a maior crise humanitária considerada o maior genocídio.
· Tailândia (Budistas x Muçulmanos): um movimento separatista  provoca um conflito no pais  entre os dois grupos que representam parcelas bastante desiguais na sociedade tailandesa, quase 90 % da população é budista e cerca de quase 10% de islâmicos.
· Tibete (Partido comunista chinês x budistas): foi anexado pelo PC chinês em 1950, milhares de pessoas foram mortas e vários tempos budistas destruídos e a perseguição religiosa continuam. Um protesto pacífico iniciado por monges em 2008 gerou uma série de manifestações em todo o território  considerada região autônoma da Republica Popular da China.
· Irlanda do Norte ( Católicos x protestantes) : o país viveu 30 anos de uma sangrenta rivalidade entre os unionistas (protestantes) e republicanos ( católicos)  partidários da unificação com a Irlanda ( EIRE), que deixaram mais de 3500 mortos. Apesar do acordo de paz que estabelece à divisão do poder entre os dois partidos a violência ainda persiste.
· Síria: Começou como mais uma onda de protestos da Primavera Árabe se transformou em um conflito complexo. Se lá no começo de 2011 eram poucos grupos de oposição protestando contra o regime de Bashar al-Assad, agora são vários os atores envolvidos diretamente nos confrontos que já deixaram mais de 110 mil mortos.
‘’O s‘’O ser humano deve desenvolver, para todos os seus conflitos, um método que rejeite a vingança, a agressão e a retaliação. A base para este tipo de método é o amor. ’’ Martin Luther King Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *