Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Fazendo história: O baú do bisavô de Tereza.

Tereza é uma menina que gosta muito de ver fotografias de família. Coleciona fotos antigas, especialmente de sua família ou de outras que tem ligação com a sua. Porém, uma coisa a incomodava: ela não conheceu seu bisavô, que várias vezes era lembrado por um parente, no entanto, Tereza não tinha nenhuma foto dele. Sabia que ele viera de Portugal e construíra família no Brasil. Além disso, sabia pouca coisa a respeito e não tinha a fisionomia dele na memória.

Movida pela curiosidade, perguntava a vários parentes sobre seu bisavô e não conseguia quase nenhuma informação. Até que um dia, ao visitar um tio que morava distante, em outro Estado ficou sabendo algumas informações sobre seu bisavô. Começaram a conversar sobre sua família, e soube que ele (seu tio), sendo o mais novo dos filhos, havia ficado com um bauzinho deixado por sua mãe. Nesse baú, havia pequenos objetos, documentos e anotações de seu bisavô.

Nessa hora, seus olhos brilharam como nunca, e ela não quis saber de outra coisa a não ser abrir o baú e esclarecer uma série de dúvidas acerca do seu bisavô. Seu tio buscou o baú, e sem cerimônia o abriu, mas, com o cuidado necessário para não danificar o conteúdo de objetos guardados com carinho há tantos anos.

Tereza, com permissão do tio, retirava item por item do baú e procurava entender, ajudada pelo seu tio, o significado do que ia encontrando. Colocou tudo em cima de uma mesa para analisar o conjunto dos objetos e conhecer melhor a vida de alguém que para ela fora muito importante, o seu bisavô. A lista de materiais era muito grande, mas o suficiente para ampliar seu conhecimento em grande escala e deixar abertas muitas portas para a investigação e curiosidade.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *