Prof.° Elisonaldo Câmara

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Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Aula de campo-passeio: a cidade de Mossoró.



Ontem 17/09, realizamos uma aula de campo-passeio com destino à cidade de Mossoró-RN, com os alunos do 9º ano da Escola Maria Madalena da Silva Guamaré- RN, com a colaboração e organização dos Professores Elisonaldo Câmara, Aldemir Targinoa,Sérgio Paiva, Cícero Moura e Cintia Félix. Visitamos o Museu Lauro da Escóssia com rico acervo de antiguidades da região, história de luta dos mossoroense em busca da liberdade fez uma parada para o almoço no restaurante Pimenta degustando a culinária  de pratos típicos da região. Continuamos a aula visitando o Memorial da Resistência, que aborda a trajetória do movimento social do cangaço e a brava luta dos mossoroense em combater o bando de Lampião que ameaçava invadir a cidade, visitamos a igreja de São Vicente local de adoração de fieis e serviu de base das milícias de resistência  ao bando dos cangaceiros. As 14:00 horas visitamos  o Teatro Municipal Dix- Huit Rosado, com uma arquitetura belíssima local de tradicionais espetáculos artísticos do Estado, o produtor artístico Chiquinho fez uma explanação sobre a importância da arte na construção da cidadania e da vida pessoal de cada pessoa. Depois fomos visitar a Estação das Artes ‘’Eliseu Ventania’’, mas infelizmente estava fechada para visitação ao público  devido a reforma do prédio. Fomos visitar o Mossoró West shopping, local de lazer  e entretenimento da sociedade. Às 17: 30 finalizamos a aula-passeio com o retorno a baixa do meio, Guamaré. Quero em nome de todos agradecer, ao Diretor da escola André Bertoldo, que de forma incansável contribuiu para a realização desta aula, aos alunos do 9º ano que se comportaram de forma educada e responsável, a Francinaldo e Marlete Honorato que ajudaram na organização, ao motorista do ônibus Fernando que de forma simples soube atender as nossas diretrizes, aos meus colegas professores que ajudaram na organização e no cuidado com os alunos. Um cordial abraço Profº Elisonaldo Cristian Câmara.



Luciano Henrique,dormiu nos ombros de Lampião.


Teatro Dix -Huit Rosado.

Produtor Cultural Chiquinho falando aos alunos.


Apreciando uma pizza no Shopping.


Memorial da Resistência.



Presidente Getúlio Vargas em visita a Mossoró.







No Restaurante Pimenta.




Profº Maria de Fátima Almeida,guia do Museu.





















sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Bandeiras e Brasões.




O Pentagrama surgiu entre os Sumérios em 3.000 a.C, com um significado astrológico, no Século V a.C, os discípulos de Pitágoras o adotaram como símbolo místico, representando os quatros elementos((terra,fogo,ar e água) mais o espírito.Em cada ponta, aparecia uma letra do nome da deusa da saúde, Hígia. Na Idade Média, cristão europeus passaram a usá-lo como, representando as cincos chagas de Cristo. Na Renascença, o alquimista  Cornellius Agrippa, resgatou o significado original dos cincos elementos. 

sábado, 7 de setembro de 2013

Independência do Brasil ou Dependência do Brasil?


                                                    

                                                           Por: Elisonaldo Câmara
Hoje é mais um feriado ou uma  data para comemorarmos? essa data marcou a história do Brasil, o 07 de setembro de 1822 está data marca a independência do Brasil de sua Metrópole Portugal,  é mais um feriado nacional, uma grande parte da população brasileira não sabe o significado histórico dessa data,significa o dia maior do nosso pais,que conduzido pelo príncipe regente D. Pedro rompeu os laços políticos e colonialista de sua antiga Metrópole Portugal para se tornar uma nação livre e soberana.Apesar de não ter sido conquistado de forma ideal, mas serviu pelo menos como ruptura dos laços coloniais e deixou grandes contribuições a nova pátria.Nós brasileiros como um todo devemos trabalhar para construirmos um sentimento nacionalista e patriótico em relação a data mais importante para o Brasil.Pois ainda temos muitas questões para serem resolvidas no nosso país,muitos direitos a serem alcançados na sua plenitude, deveres a serem cumprimos na sua integridade, precisamos de políticas´públicas e não de partidária,desejamos que os poderes na nação trabalhem de forma independente e harmônica .Ao longo da história Observamos que o Brasil mudou de dono assumiu dividas de Portugal em nome da liberdade, mas dependência da Inglaterra e com o passar do tempo foi sofrendo influencias culturais da França, e no século XX após o grande avanço dos Estados Unidos, o Brasil passou a ser dependente de avanços industriais americanos.

Podemos concluir  de que o Brasil sempre fornecedor de matérias primas para o estrangeiro e pouco fez para produzir uma educação para a produção de tecnologia nacional, ou seja, o Brasil mudou de dependência e não pediu a independência até os dias de hoje.


sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Mitologia: Narciso


                                                              Por: Elisonaldo Câmara.
            Narciso era filho de um rio e de uma ninfa. Era tão belo que o adivinho Tirésias profetizou que ele viveria longamente, mas apenas se jamais conhecesse o próprio rosto, durante muito tempo ele não soube qual sua aparência. Tornou-se um jovem belíssimo e todas as mulheres se apaixonavam por ele, fossem ninfas ou mortais. Umas dessas apaixonadas foi Eco, ninfa das montanhas, uns dizem que ela fazia parte do séquito de Ártemis, outros afirmam que era membro do cortejo de Hera. Mas ambas dizem que Eco falava muito, e com sua conversa distraia a deusa enquanto seu marido Zeus, cortejava outras ninfas. Descobrindo isso, Hera puniu a atrevida, tirando-lhe a fala. A ninfa Eco viu Narciso nas matas e se apaixonou-se por ele, mas não tinha voz para declarar-se ao rapaz, e ele a desprezou, desiludida,  se embrenhou nas matas e se deixou definhar até morrer, sua voz permaneceu na natureza.

            Narciso desdenhou o amor de tantas moças que a deusa Nêmesis resolveu castiga-lo, fazendo que ele sofresse como fizera sofrer e sem nunca obter o ser amado. A deusa da vingança fez com que, num dia de calor ele encontrasse uma fonte de água cristalina, inclinou-se para beber água e, pela primeira vez, viu se reflexo, quando conheceu seu rosto, apaixonou-se pela própria imagem e deixou-se ficar ali, á beira da fonte, sem poder afastar-se do ser amado – e sem nunca poder possuí-lo ... morreu junto á fonte, mas seu corpo não foi encontrado, em seu lugar foi vista uma estranha flor amarela com pétalas brancas, á qual foi dado o nome do infeliz rapaz.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A Revolta do Vintém.





Fonte:  Aventuras na História.

Por: Elisonaldo Câmara
Em 1880, a cobrança de uma taxa na passagem de bonde transformou a capital do Império, o Rio De Janeiro, em praça de guerra e contribuiu para desestabilizar a monarquia brasileira. O movimento foi considerado o primeiro grande distúrbio  urbano no país pela melhoria dos serviços públicos, ficou conhecido como Revolta do Vintém, um vintém equivale a menos de 20 centavos em dinheiro hoje. A revolta começou em 13 de dezembro de 1879, quando a coroa anunciou um imposto de 20 réis – equivalente a um vintém – sobre as tarifas de bondes puxados a burro, um dos principais meios de transporte da população da época, o tributo chamado de ‘’imposto do vintém’’ seria cobrado diariamente  nas passagens a partir de 1º de janeiro de 1880 e foi instituído pelo governo como forma de diminuir o déficit público.



A população reagiu de forma negativa a proposta do governo, pois atingiria todas as camadas sociais, já que o bonde era praticamente o único meio de deslocamento para grandes distancias  na cidade. Os manifestantes se reuniram no dia 28 de dezembro, em um ato pacífico que reuniu cerca de 5 mil pessoas no Campo de São Cristóvão, para ouvir os discursos do abolicionista e republicano José Lopes Trovão, no qual tornou-se um dos principais líderes. Dali, a multidão seguiu em passeata até o Palácio da Boa Vista, onde estava o Imperador D. Pedro II.
No dia em que o imposto começaria a ser cobrado, uma grande manifestação   foi organizada no largo do paço, o líder Trovão conclamou a população que resistisse de forma pacífica á cobrança do imposto, mas não foi ouvido. Grupos de manifestantes começaram a seguir pelas ruas da: carioca, Uruguaiana, Visconde do Rio Branco e Largo do São Francisco, ponto de partida e chegada da maioria das linhas. O confronto foi inevitável os manifestantes tomavam os bondes, espancavam os condutores, esfaqueavam os animais utilizados como tração, despedaçavam os carros, retiravam os trilhos e, com eles arrancavam as calçadas. Os focos dos tumultos se espalharam em vários pontos do centro do Rio de janeiro, entraram em conflito com a policia, das janelas, garrafas e pedras eram atiradas em direção aos veículos.









sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Desafio Histórico


Fonte: Aventuras na História.
                                                      O que é o objeto da foto?



a) Uma tuba eletrostática.
b) Um contador Geiger primitivo.
c) Uma ferramenta para encontrar água em desertos.
d) Um detector de aviões.




sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Sugestão de Filme


O filme  retrata a trajetória de Martim Lutero, o grande inspirador da reforma protestante que ocorreu no Século XVI.Sempre alimentou o desejo de ser padre e se tornou doutor em teologia, mas a sua profunda religiosidade tomou caminhos revolucionários que confrontaram diretamente a Igreja Romana, então o poder absoluto daquela época.. Após quase ser atingido por um raio, Martinho Lutero acreditou ter recebido um chamado e se juntou ao Monastério. Ainda jovem e admirado, logo se vê atormentado pelas práticas da Igreja Católica da época. As tensões se intensificam quando prega suas 95 teses na porta da Igreja. Obrigado a se redimir publicamente, se recusa a negar os seus escritos até que a Igreja Católica consiga provar que suas palavras contradizem a Bíblia. Preso e excomungado, foge. Mesmo vivendo como um criminoso numa aventura emocionante, mantém sua fé e luta para que todas as pessoas tenham acesso a Deus.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Antônio Conselheiro: Um peregrino pelo sertão.




Por: Elisonaldo Câmara

A implantação da República não alterou as condições sociais dos sertanejos, vítimas das dificuldades econômicas das secas e da opressão dos latifundiários, no final de 1870, um ciclo de secas devastou o sertão do Nordeste do Brasil, as poucas terras ainda produtivas concentraram-se nas mãos de grandes proprietários, e sobraram poucos empregos regulares para a população local. Por isso, muitas pessoas, em busca de trabalho emigravam para os seringais da Amazônia, para as fazendas de cacau no Sul da Bahia ou para as regiões cafeeiras do Sudeste.
Por volta de 1871, apareceu na região um peregrino em meio a esse cenário de devastação e pobreza, nascido na cidade de Quixeramobim no Estado do Ceará, Antônio Vicente Mendes Maciel, conhecido por conselheiro, andou pelo sertão nordestino durante muitos anos, pregando, aconselhando e conclamando a população a construir e reformar cemitério, igrejas, coordenava tarefas coletivas de construção de casas, açudes e colheitas agrícolas. Muitos passaram a segui-lo nas andanças e a divulgar suas mensagens religiosas.

Em 1883, o grupo liderado pelo Conselheiro se fixou nas terras de uma antiga fazenda Canudos, no norte da Bahia, as margens do Rio Vaza-Barris, a comunidade foi batizada de arraial do Belo Monte, cresceu rapidamente recebendo pessoas que fugiam das perseguições dos Coronéis, eram: sertanejos pobres e famintos, sem emprego nem perspectiva de vida e fiéis em busca de novas experiências religiosas. O número de moradores é incerto: alguns historiadores e autores estimam que atingiu cerca de 10 mil a 30 mil habitantes. Em Canudos foi organizado uma economia e base comunitária, em que todos deviam trabalhar para o sustento do grupo. Dedicavam-se á agricultura, ao artesanato e a criação de animais, toda a produção era dividida entre os membros da comunidade. O crescimento de Canudos incomodou proprietários de terras, líderes da Igreja Católica e autoridades políticas, que consideravam o movimento uma ameaça ao regime de propriedade de terra, baseada no latifúndio ao poder da Igreja e à República.


Em 1896, os governos baiano e federal iniciaram uma campanha militar contra Canudos. As três primeiras expedições, apesar da superioridade bélica do exército republicano, foram derrotadas pelas forças de Conselheiro. A quarta expedição formada por quase 10 mil soldados fortemente armados, conseguiram invadir e n totalmente  a comunidade de Canudos, em 5 de Outubro de 1897.








terça-feira, 6 de agosto de 2013

Personalidades Históricas: Frei Caneca.

Fonte: Só História.
Joaquim do Amor Divino Rabelo, Caneca (7/1779-23/1/1825) nasce no Recife. Filho de um tanoeiro português, incorpora ao nome o apelido que ganha da profissão do pai. Ordena-se frade carmelita em 1799. De idéias liberais, adere ao movimento republicano e frequenta a Academia do Paraíso, um dos centros de reunião daqueles que, influenciados pela Revolução Francesa e pela independência dos EUA, conspiram contra o jugo português. Participa ativamente da Revolta Pernambucana de 1817, que proclama a República e organiza o primeiro governo brasileiro independente. Com a derrota do movimento, é encarcerado na Bahia. Libertado em 1821, retoma as atividades políticas. Em 1824 toma parte na Confederação do Equador, movimento republicano e separatista. Outra vez derrotado, foge para o Ceará, é preso, levado para o Recife, e condenado à forca. Graças ao respeito de que desfruta, o carrasco recusa-se a executar a sentença, com o apoio dos demais detentos. Despojado das ordens religiosas, é fuzilado em 23 de janeiro de 1825.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Bandeiras e Brasões.



A bandeira foi adotada na Paraíba por membros da Aliança Liberal,coalizão de partidos que lançou a chapa Getúlio Vargas e joão Pessoa á presidência da República,o vermelho é a cor da Aliança Liberal.João Pessoa era o Presidente (Governador) do Estado da Paraíba e foi assassinado em 26 de Julho de 1930 pelo jornalista João Dantas.O luto pela morte esta representado na faixa preta.O ''NEGO'' vem de negar a candidatura de Júlio Prestes,da situação.A chapa da oposição foi derrotada nas eleições,mas em 24 de Outubro de 1930 um golpe civil e  militar impediu a posse de Prestes e nomeou Vargas chefe do governo Provisório do Brasil.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Mitologia :Thanatus





                                                               Por : Elisonaldo Câmara.
Thanatus (do grego θάνατος , transl. Thánatos, "morte"), e  Hypnos eram os filhos gêmeos de Nix e Érubus - a noite e a escuridão. Thanatus era a própria personificação da morte, enquanto Hades reinava sobre os mortos no submundo. Inimigo do gênero humano, odioso mesmo aos deuses, ele morava no Tártaro e estava sempre à porta dos Infernos. Tinha o coração de ferro e entranhas de bronze. Os gregos o representavam com a figura de uma criança de cor preta com os pés tortos e acariciada pela Noite, ou ainda, com o rosto desfeito e emagrecido, coberto por um véu, os olhos fechados e com uma foice na mão. Esses atributos parece significar que os homens são ceifados em multidão, como as flores e as ervas efêmeras. Além da foice, asas e um facho em queda, uma urna e uma borboleta. As asas indicariam a velocidade com que se aproxima dos mortais. O facho em queda indicam a extinção de uma etapa de realizações. A urna representa tanto o segredo de pós-morte quanto o corpo, resíduo da vida e a borboleta, a alma. Vivia a serviço das ordens dos deuses. Certa vez Thanatus foi incumbido de levar Sisifo, o delator de Zeus, aos infernos. Sisifo elogiou sua beleza e pediu-lhe para deixá-lo enfeitar seu pescoço com um colar de diamantes. A morte se deixou prender por sua vaidade. Na verdade, o colar não passava de uma coleira com a qual Sisifo manteve a Morte aprisionada e conseguiu driblar seu destino. Sisifo soube enganar a Morte. Como sua mãe, Nix - a noite e seu irmão Hipno - o sono, Thanatus tem o poder de regenerar, porque a morte não é o fim em si, mas uma passagem. A morte é a porta da vida - Mors Ianua Vitae. Com essa complexa narrativa, podemos entender uma série de síndromes, complexos e situações que levam o nome de figuras mitológicas e ter um conhecimento mais profundo da tanatologia. Da mesma raiz de Thanatus provém a Tanatofobia - medo da morte e a Eutanásia, que significa aliviam pela boa morte.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Desafio Histórico



Quem sou eu?
1.Cheguei ao Brasil em 1835,havia sido condenado á morte em minha terra natal.
2.A razão do exílio era meu envolvimento com revolucionários liberais.por aqui,acabei servindo a um rebelde brasileiro.
3.Marinheiro por profissão,ganhei uma carta de corso para atacar navios do Império do Brasil.Isto é,tornei-me um pirata.
4.Aprendi a usar roupa gaúcha e levei a moda para a Europa.Casei com uma brasileira e nos mudamos para o Uruguai em 1842.Lá,participei de uma guerra civil.
5.Em 1848,voltei ao meu país natal para tomar parte nas rebeliões que eclodiram na região.Fui o líder dos combatentes liberais e nacionalistas.
6.Ao fim da vida,era um herói em dois países e lenda revolucionária no resto do mundo.Mesmo sendo tão radical,acabei ajudando a criar uma monarquia.Só não realizai meu maior sonho: abolir o papado.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Reflexão Histórica...

Fonte: História Pensante.



“A destruição do passado, ou melhor, dos mecanismos que vinculam nossa experiência pessoal à das gerações passadas, é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século XX. Quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem. Por isso, os historiadores, cujo ofício é lembrar o que os outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca no fim do segundo milênio.”
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991)

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Cangaço: uma guerra no sertão.

Os cangaceiros de Lampião despertavam amor e ódio por onde passavam.
Por: Elisonaldo Câmara
A organização de bandos armados conhecidos como cangaceiros esta diretamente relacionada com a situação da vida dos sertanejos, é bem anterior  a República Velha, provavelmente nasceram da disputa entre famílias poderosas ou senhores de terras, provocada pela concentração de renda e dos latifúndios, pelas secas e pelo poder político e econômico dos grandes proprietários de terras ( coronéis).Em sua primeira fase do cangaço, os grupos armados eram sustentados por chefes políticos locais, que lhes davam casa, comida e muitas vezes um pequeno pedaço de terra em troca de proteção armada nas disputas políticas com os adversários. Em um segundo momento, formaram-se bandos que atuavam de maneira independente: eles atacavam as fazendas, saqueavam o comércio e matavam de acordo com suas regras. O termo cangaço, deriva-se de  ‘’canga’’, ou ‘’cangalha’’, peça geralmente feita de madeira ou de ferro usada para prender o boi pelo pescoço. Provavelmente receberam esse nome porque carregava um clavinote (espingarda curta) cruzando o corpo, como um boi preso a uma canga.


Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, é considerado um gênio no que fez. Além do título de Rei do Cangaço, era poeta, compositor - criou o Xaxado, uma variante do Baião - e costureiro. 
O cangaceiro que se tornou mais famoso foi Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, nascido por volta de 1898, no estado de Pernambuco, cresceu rodeado por disputas violentas entre famílias rivais, o próprio pai dele foi vitima desses conflitos, disposto a vingar a morte do pai, Lampião e seus irmãos ingressaram no bando de Sinhô Pereira, seis anos depois, em 1922 ele assumiu a chefia do bando. A fama do bando despertou nos sertanejos um misto de simpatia, medo e desejo de vingança. O bando de Lampião percorreu Parentes das vítimas, agricultores e comerciantes ingressavam na política para  combater o bando de lampião.
Lampião morto com seu bando e Maria Bonita,em 1038 na cidade de Angico -SE.
Por volta de 1928, Lampião conheceu Maria Bonita, a mulher, que foi sua companheira até o final da vida. Nos anos de 1930, o governo fechou o cerco aos cangaceiros, perseguidos pelas volantes (pequenos grupos de soldados),instalou-se em Angico, no estado de Sergipe. Em 1938, a polícia cercou o esconderijo do bando, graças ao auxílio de um comerciante, Lampião, Maria Bonita e mais noves cangaceiros foram mortos e decapitados pela polícia. O cangaço perdeu força no inicio da década de 1940, a repressão dos governos se tornaram mais eficientes e a criação de vagas de trabalho nas indústrias do Sudeste absorveu muitos sertanejos que encontravam no cangaço um meio de sobrevivência.
Embora agissem como bandidos, os cangaceiros eram muitas vezes vistos como heróis pelos sertanejos, principalmente por terem  coragem de enfrentar a polícia e os coronéis  locais, em algumas ocasiões eram protegidos pelas populações.


Lampião e sua companheira Maria  Gomes Freire ( Maria Bonita)






sexta-feira, 5 de julho de 2013

A Revolta da Princesa


Por: Elisonaldo Câmara -Profº de História. 
Ocorreu na Paraíba,meses antes da Revolução de 1930, pode ser entendida com uma reação das elites do Estado ao governo de João Pessoa, que procurava diminuir o poder local dos coronéis,o governo instituiu impostos que taxavam o comércio entre os municípios do interior e o porto de Recife,ato que desagradou as elites paraibanas. A revolta teve inicio em 24 de Fevereiro de 1930,na cidade de Princesa Isabel,a rebelião foi liderada por José Pereira de Lima,fazendeiro,comerciante,Deputado Estadual e uma das lideranças do Partido Republicano da Paraíba,opositor ao Governador João Pessoa,o Deputado declarou apoio a Júlio Prestes,candidato á presidência  da República apoiado pelo presidente Washington Luis.Em represália ás atitudes do adversário, João Pessoa ordenou a retirada dos funcionários estaduais  de Princesa e destituiu o Prefeito e o Vice- Prefeito  da cidade, aliados de pereira Lima,esse fato provocou o inicio da revolta.Para conter a rebelião, o Governador enviou um grande contingente de soldados para a região de Princesa e ameaçou bombardear a cidade.Após quatro meses de revolta,em 9 de Junho de 1930, Pereira de Lima declarou Princesa um território independente da Paraíba e subordinada diretamente ao governo federal. No mês seguinte,João Pessoa foi assassinado por João Dantas,seu inimigo político e aliado de Pereira de Lima,o acontecimento pôs fim a revolta.Em Agosto do mesmo ano,milícias paraibanas entraram em Princesa e prenderam os envolvidos na rebelião.Em Setembro,o território voltou a fazer parte da Paraíba.

terça-feira, 2 de julho de 2013

A Revolução Russa -1917



Disciplina: História/Profº Elisonaldo Câmara

 Antecedentes (causas) da revolução: Rússia Czarista, economia atrasada (baseada em 80% agricultura), pobreza e miséria no campo. - Péssima distribuição de renda = desigualdade social, - Governo absolutista do Czar Nicolau II. - Domingo Sangrento: repressão do czar ao movimento popular (1905). Formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia; Rússia na 1ª Guerra-- Faltavam alimentos na Rússia czarista, empregos para os trabalhadores, salários dignos e democracia. Mesmo assim, Nicolau II jogou a Rússia na Primeira Guerra Mundial causando fracasso, prejuízos, insatisfação popular, greves, motins e manifestações. - O Czar Nicolau cai em 1917.; Revolução de Outubro de 1917-- Lênin no poder da Rússia – implantação do socialismo e do PC / Lema:  “ paz, terra, pão ” e “todo poder aos sovietes” (todo poder aos trabalhadores); Consequências da revolução Russa: implantação do sistema econômico socialista, divisão de terras, fábricas controladas por operários, bancos nacionalizados, saída da Primeira Guerra Mundial, formação da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), emergência como potência econômica e militar,  - Melhorias nas condições de vida. - Falta de democracia e repressão do PC (Partido Comunista).
Símbolos da Revolução Russa: bandeira vermelha com a foice e o martelo (partido dos trabalhadores comunistas) e a cor vermelha.

1.Complete as lacunas e preencha a cruzadinha acima:

1Czar era o título dado ao ________________________________ do Império Russo.

2- A ________________________________ foi uma das principais causas da revolução

3- A economia do Império Russo antes da revolução era baseada na _______________.

4- O tipo de governo, no Império Russo, antes da revolução era uma monarquia ____________________.

5- O episódio de repressão popular onde o Czar mandou matar o povo ficou conhecido como __________________________________.

6- ___________________________________ era uma organização dos trabalhadores russos (primeiros sindicatos)

7- __________________________ foi o líder da revolução socialista no Império Russo.

8- Um dos objetivos da revolução socialista era acabar com a _____________________ na Rússia.
9- Quando o Império Russo entrou na 1ª guerra Mundial, faltava tudo: comida, emprego, e principalmente a __________________________.

10- O lema da Revolução Socialista foi __________________________________.

11- Com a Revolução foi implantado o Partido único na URSS, o ___________________.

12- O _____________________ era um sistema econômico de oposição ao capitalismo.

13- Com o lema de ‘todo poder aos sovietes’, a Rússia foi o único país da história que teve (por um período) os _________________________________________ no poder.

14- Com a revolução o Império Russo passou a se chamar ______________________.

Capitalismo.
[ ] Fábricas controladas por operários. [ ] Meios de produções estatais.
[ ] Bancos privados.                              [ ] Objetivo é o bem comum.                                  
[ ] Símbolo foice e martelo.                  [ ] Bancos estatais.     
[ ] terras particulares.                            [ ] Objetivo é o lucro.
[ ] Fábricas controladas pelos patrões. [ ] Concorrência comercial.
3. Explique as principais diferenças no campo da teoria política e ideológica entre os Bolcheviques e Mencheviques.



4. Numere (1) para o que foi causa da Revolução Socialista (Russa) e (2) para o que foi consequência:
( ) Baixos salários                                  (   ) desemprego.
(  ) Rússia na 1ª guerra.                          (  ) Partido Comunista.
(  ) Melhores condições de vida             (  ) Absolutismo do Czar. 
(  ) formação da URSS.                          (  ) trabalhadores no poder.
(  ) Implantação do socialismo.              (  ) Estatização da economia.






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