1). Sobre a Revolta de Canudos, responda:
2).Os movimentos messiânicos eram mais comuns do
Brasil do que imaginávamos. Além de Canudos, várias revoltas envolvendo
seguidores destes movimentos eclodiram durante a primeira metade de século
passado. Como o Messianismo foi possível?
A)
Devido ao grande
poder dos líderes messiânicos cujo prestígio era medido pela quantidade de
eleitores que controlasse conseguindo desta forma se eleger para os cargos
políticos.
B)
Em virtude do
temor que as profecias dos beatos causavam à população mais pobre, preferindo
resignar-se a vida de peregrinações e orações para salvação da alma.
C)
Em razão do clima
de insegurança que assolava o campo causado pelo banditismo obrigando a
população mais pobre abrigarem-se nos movimentos messiânicos para se proteger.
D)
Devido
a concentração latifundiária, o estado de miséria dos camponeses, a prática do
coronelismo e a forte religiosidade popular.
3).Leia o texto:
MESTRE-SALA DOS MARES
João Bosco e Aldir Blanc
Há muito tempo nas águas da Guanabara
o dragão do mar reapareceu
Na figura de um bravo feiticeiro
A quem a história não esqueceu
Conhecido como navegante negro
Tinha a dignidade de um mestre-sala
E ao acenar pelo mar
Na alegria das regatas
Foi saudado no porto
Pelas mocinhas francesas
Jovens polacas e por batalhões de mulatas
Rubras cascatas jorravam das costas
dos centros entre cantos e chibatas
Inundando coração, do pessoal do porão.
E a exemplo do feiticeiro gritava então
Glória aos piratas, às mulatas, às sereias.
Glória à farofa, à cachaça, às baleias.
Glória a todas as lutas inglórias
Que através da nossa história
Não esquecemos jamais
Salve o navegante negro
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais.
A música se refere ao movimento dos marinheiros brasileiro
conhecido como Revolta da Chibata, em reação aos castigos físicos e às
condições de trabalho degradantes.
Assinale a alternativa diretamente referida ao
contexto em que ocorreu esse movimento.
A)
A regulamentação
pelo poder militar das relações conflituosas entre os ex-escravos e seus
patrões.
B)
A adoção de uma
política institucional para veicular uma imagem de população ordeira e de uma
sociedade sem conflitos nos primeiros anos da República.
C)
A facilidade de
ascensão social e hierárquica aos marinheiros solidificou a permanência do
regime imperial.
D)
A avaliação, pelos meios operários, dos soldados e marinheiros como
aliados em uma revolução social.
4).Na manhã do dia seis
Canudos foi destruída
Com bombardeios e incêndios
Não ficou nada com vida
Dizem que o Conselheiro
Tinha morrido primeiro
Na Belo Monte Querida
FRANÇA,
A.Q. de; RINARÈ, R. do. Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos.
Fortaleza; Tupynanquim, 2002, p. 32.
Em
relação aos movimentos como o de Canudos, é correto afirmar que:
A)
foram
movimentos nos quais se combinavam conteúdos religioso e social, pois
questionavam o poder das autoridades civis e religiosas.
B)
foram movimentos
de conteúdo exclusivamente religioso, marcados pelo fanatismo, reprimidos por
Pedro II e pelos republicanos que se esforçavam para construir um país
civilizado.
C)
foram movimentos
que se limitaram às regiões Norte e Nordeste do Brasil, marcadas pela presença
dos latifúndios.
D)
foram movimentos
sem grande repercussão, visto que se situavam no campo e a maior parte dos
trabalhadores do país encontrava-se nas cidades.
5).A campanha militar
empreendida para exterminar o arraial de Canudos contou com a participação de
um célebre escritor que, a partir do que viu, escreveu uma das obras clássicas
da literatura brasileira. Indique a alternativa que aponta corretamente o nome
do escritor e a obra produzida.
A) Mário de Andrade – Macunaíma.
B) Castro Alves – Os Escravos.
C) Graciliano Ramos – Vidas Secas.
D) Euclides da Cunha – Os Sertões.
6).Quanto
à chamada República Oligárquica brasileira afirma-se:
I.
O surto
industrial do início do século XX ocorreu de forma desordenada, propiciando
precárias condições de vida aos trabalhadores: seus turnos eram de 14 a 16 horas por dia, não
existia salário mínimo estipulado, as férias não eram remuneradas e não havia
indenização nos casos de acidentes de trabalho.
II.
Antônio
Conselheiro, o profeta de Canudos, é o modelo típico de liderança carismática
produzida pela estrutura agrária e pelo messianismo popular dos habitantes do
sertão nordestino.
III.
A Revolta da
Vacina foi um movimento popular, ocorrido no Rio de Janeiro, em favor das
idéias de Osvaldo Cruz, que procurava sanear a cidade combatendo a varíola e a
febre amarela.
Dessas
afirmações está (estão) correta (corretas):
A)
I e
II somente; B) apenas I; C) I,
II e III; D) II e III somente.
7)."(...) Com moedas de tostões,
De dois tostões e cruzados
Lampião fazia o bem
A muitos necessitados
Principalmente aos mendigos,
Aos cegos e aos aleijados.
Um dia a tarde caía
E o santo do Juazeiro
Viu da casa onde morava,
Do extremo do terreiro
Seu mais ilustre afilhado,
o mais devoto romeiro.
Era Lampião que vinha
Liderando um grupo armado
Dos lados de Pernambuco
Pelo padre convidado
Para dar combate aos Prestes
Cordialmente chamado.
Andava a coluna Prestes
Pregando pânico geral
E possivelmente como
Finalidade central
Desestabilização
Do governo federal.
Foi para conter tal fúria
Que Lampião foi chamado,
Na casa do repentista
João Mendes foi instalado
Num sobrado onde ficou
Com o seu grupo hospedado.
No confortável sobrado
Do ilustre repentista
Recebia autoridades,
Dava esmola e entrevista
Contando suas mais terríveis
Façanhas a um jornalista.
Internacionalmente,
Sobretudo no sertão
É sabido que a patente
Honrosa de capitão
Virgulino recebeu
Do padre Cícero Romão.
Conduzia Lampião
Suplícios martirizantes,
Ferros de marcar novilhos
Para ferrar delatantes
Que fossem denunciar
Sua presença às volantes. (...)"
(Gonçalo Ferreira da Silva."Lampião, o Capitão do
Cangaço", in http://www.ablc.com.br/cordeldavez/ cordeldavez.htm)
Sobre as relações entre três movimentos que marcaram o
Brasil nas décadas de 1920 ou 1930 (cangaço, atuação do Padre Cícero e Coluna
Prestes), podemos dizer que:
A)
a
Coluna Prestes nasceu nos levantes tenentistas e defendia o poder popular,
expresso, entre outros, pela ação do cangaço e pela fé religiosa.
B)
Padre Cícero e o cangaço, diferentemente da Coluna
Prestes, foram manifestações populares ligadas à vida e à história nordestina.
C)
as
volantes contaram com o auxílio da Coluna Prestes e do Padre Cícero e seus
fiéis na perseguição e destruição dos grupos de cangaceiros.
D)
os
cangaceiros representavam o banditismo do sertão e a Coluna Prestes os combateu
em sua tentativa de implantar o socialismo no país.
8). "Conhecido como o
navegante negro; Tinha a dignidade de um mestre-sala;..."
O fragmento acima é da
música de João Bosco e Aldir Blanc, "O mestre-sala dos mares", numa
homenagem ao "Almirante Negro" que liderou a revolta dos marinheiros
em 1910 contra os castigos físicos e a discriminação por parte dos oficiais.
O líder e a revolta a que se
refere o texto, são, respectivamente:
A)
o beato José
Maria e a Revolta do Contestado;
B)
Lampião e a
Revolta de Juazeiro;
C)
Giuseppe
Garibaldi e as greves operárias de São Paulo.
D)
João
Cândido e a Revolta da Chibata;
Questão Bônus
Sobre a Revolta da Vacina, é CORRETO afirmar que:
(01) a Revolta da Vacina teve, como uma de suas causas, a demolição dos cortiços que se localizavam no centro do Rio de Janeiro. Esta ação fazia parte de um projeto mais amplo denominado "Regeneração" e que possuía, como meta, a construção de casas populares, favorecendo a população desassistida da cidade.
(02) dentre as várias causas da Revolta da Vacina destaca-se o descontentamento da população diante das reformas urbanas praticadas no centro do Rio de Janeiro e a introdução de novos hábitos por meio do Código de Posturas, numa tentativa de tornar a cidade uma capital mais adequada à República.
(01) a Revolta da Vacina teve, como uma de suas causas, a demolição dos cortiços que se localizavam no centro do Rio de Janeiro. Esta ação fazia parte de um projeto mais amplo denominado "Regeneração" e que possuía, como meta, a construção de casas populares, favorecendo a população desassistida da cidade.
(02) dentre as várias causas da Revolta da Vacina destaca-se o descontentamento da população diante das reformas urbanas praticadas no centro do Rio de Janeiro e a introdução de novos hábitos por meio do Código de Posturas, numa tentativa de tornar a cidade uma capital mais adequada à República.
(04)o decreto que desencadeou o movimento
impunha vacinações e exames, além de punir aqueles que se recusassem a cumprir
suas determinações com multas e demissões. A população não foi devidamente
esclarecida sobre o efeito da vacina ou seus possíveis benefícios.
(08) a Revolta da Vacina foi um movimento popular cujo motivo imediato foi a publicação, em 9 de novembro de 1904, do decreto de regulamentação de aplicação da vacina obrigatória contra a varíola.
(08) a Revolta da Vacina foi um movimento popular cujo motivo imediato foi a publicação, em 9 de novembro de 1904, do decreto de regulamentação de aplicação da vacina obrigatória contra a varíola.
SOMA ( )
‘’Ninguém pode voltar no tempo e fazer um
novo começo. Mas podemos começar agora e fazer um novo fim!
Bom trabalho! Profº Elisonaldo Câmara.
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