Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Desafio Histórico

Quem sou eu?

1. Aos 19 anos,preso porcausa de atividade revolucionária,acabei indo parar na Sibéria.
2.Na prisão casei com Aleksandra Sokolovskaya,com quem tive duas filhas.
3.O nome no passaporte falso com que fugi da Sibéria ( e abandonei a família) se trnasformou em meu pseudônimo,que me fez famoso.
4.Eu era menchevique e defendia uma revolução democrática.Depois mudei de ideia.
5.Fui o criador do Exército soviético,liderei as forças pró-governo durante a guerra civil e tirei meu pais da Primeira Guerra Mundial.
6.Fui afastado pelo meu inimigo de todos os cargos que ocupava e fui viver no México,pois nenhum outro país queria me dar asilo.
7.Dizem que tive um caso com a mulher do meu anfitrião mexicano.neguei até a morte ( que veio na forma de um picador de gelo em minha nuca).

sábado, 24 de novembro de 2012

Sugestão de Leitura

JK nos anos de Chumbo


Carlos Heitor Cony retrata o período mais doloroso da vida de Juscelino Kubistchek,do início da ditadura,em 1964,até o fim de sua vida,em 1976,foram sucessivas perdas: o mandato de Senador,os direitos políticos,a chance  de ser reeleito presidente da República,a liberdade,a mãe e a irmã,a presidência de uam empresa privada e até uma eleição para a Academia Brasileira de letras.Por fim,sua vida,em um acidente de automóvel nunca inteiramente esclarecido.Em JK e Ditadura, a medida que a figura pública do ex-presidente esvanece,traços do mineiro de Diamantina.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Personalidades históricas: Vasco da Gama



Navegador português, nasceu em Sines, por volta de 1468, filho ilegítimo de Estêvão da Gama, que esteve ao serviço de D. João II como marinheiro.Vasco da Gama era também um experimentado navegador que já executara várias missões ao serviço de D. João II. D. Manuel I nomeia-o comandante da frota que vai  descobrir o caminho marítimo para a Índia. Faziam parte desta expedição três naus e um navio de mantimentos. A frota parte de Lisboa a 8 de Julho de 1497 e chega a Moçambique a 2 de Março de 1498. Segue depois para Melinde, onde obtém a ajuda de um piloto mouro, acabando por aportar a Calicute, na Índia, em 17 de Maio de 1498. Apesar do aparente bom acolhimento, aparecem as intrigas dos comerciantes árabes, que põem em perigo a estadia da frota portuguesa. Em Outubro de 1498 tem início a viagem de regresso, dando-se a chegada a Lisboa em Agosto de 1499.Estava descoberto o caminho marítimo para a Índia há tanto tempo procurado, e era o culminar de tantos anos de esforços. Face aos problemas que entretanto surgem na Índia, Vasco da Gama volta lá em 1502 com uma armada de 20 navios, submetendo Quíloa e fazendo alianças com os reis de Cochim e Cananor, com o que deixa assegurado o domínio português no Oceano Índico. Regressa carregado de especiarias em 1504.Em 1524 D. João III nomeia-o vice-rei da Índia, onde chega em Setembro, para lutar contra os abusos existentes que punham em causa a presença portuguesa na região. Vasco da Gama começa a actuar rigidamente e consegue impor a ordem, mas vem a morrer em Dezembro desse mesmo ano, sendo os seus restos mortais trazidos para Portugal.


Hoje na História

22 de Novembro de 1963 -Assassínato de John F. Kennedy

O trigésimo quinto presidente dos Estados Unidos, John Fitzgerald Kennedy, de 46 anos, é assassinado em Dallas, no Texas. Na tarde de 22 de Novembro, o Presidente e a sua esposa Jacqueline sentaram-se na parte de atrás de um carro descapotável, junto do Governador do Texas John Connally e da sua esposa. Percorriam, em desfile, a cidade de Dallas saudando a multidão entusiasta. Quando o seu veículo passava pelo edifício da Biblioteca da Escola do Texas, Lee Harvey Oswald, de 24 anos, realizou três disparos de um sexto andar, matando o Presidente Kennedy e ferindo gravemente o Governador Connally. Oswald, um ex-marine dos Estados Unidos, viveu na Rússia de 1959 a 1962 e trabalhou em Dallas como organizador comunista. Uma hora antes de disparar contra Kennedy, matou um polícia que o interrogava na rua. E, pouco depois de cometer o assassínio, foi preso na sala de um cinema. A 24 de Novembro, o dono de um salão de festas de Dallas, Jack Ruby, disparou para o matar, numa esquadra de polícia, afirmando que a raiva pelo assassínio de Kennedy era o motivo da sua acção.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Em Olímpia, a corrupção já manchava os Jogos

Na Grécia antiga as competições esportivas tinham um caráter sagrado, mas desde essa época eram disputadas por atletas profissionais e patrocinados, que muitas vezes recorriam a métodos escusos para vencer.

Tudo o que faz a glória e a vergonha do esporte no século XXI já existia na Grécia antiga: treinamento intensivo, dietas, transferências de clubes, profissionalismo, semiprofissionalismo, amadorismo e doping. O dinheiro, claro, também estava presente. Desde que os Jogos Olímpicos passaram a ser organizados oficialmente, os atletas foram remunerados. Quando se tornaram disputas entre as cidades, nas quais o prestígio nacional ou local estava em jogo, as autoridades passaram a patrocinar seus representantes. Mantinham colégios de atletas e, quando não conseguiam formar nenhum campeão, compravam um no estrangeiro. Em Atenas, em 580 a.C., Sólon promulgou uma lei que estipulava um prêmio de 500 dracmas para cada cidadão que vencesse as Olimpíadas. Como um carneiro valia aproximadamente uma dracma, essa quantia era considerável. Sem contar que os campeões adquiriam status e privilégios, como a dispensa de pagar impostos. Inicialmente reinava uma louvável concorrência entre amadores desinteressados. Com o tempo, porém, a ambição das cidades fez com que as autoridades passassem a pressionar seus atletas a vencer. Os esportistas começaram então a treinar em tempo integral e a se especializar em uma modalidade para aumentar suas chances de sucesso, contrariando o ideal do atleta homérico, que deveria ser um homem completo. Reunidos em diferentes corporações de acordo com a modalidade que praticavam, todos os esportistas seguiam uma dieta específica. Os lutadores eram submetidos a uma perigosa superalimentação. Já o corredor Astilo de Crotona, pelo contrário, preconizava uma dieta mais leve. Treinadores famosos, como Ico de Tarento no século IV a.C., prescreviam tratamentos científicos e médicos para os competidores. Fonte: História Viva.

Hoje na História

20 de Novembro de 1945 -Começa o julgamento de Nurembergue.


Neste dia, arranca o Tribunal Internacional dos Crimes de Guerra, em Nurembergue, na Alemanha. 24 altos cargos Nazis são acusados pelas atrocidades perpetradas durante a Segunda Guerra Mundial. O julgamento, que foi o primeiro deste tipo na História, foi dirigido por juízes britânicos, soviéticos, americanos e franceses. A 1 de Outubro de 1946, foram condenados à morte 12 responsáveis da política Nazi. Outros Sete foram condenados a penas de prisão e três deles saíram em liberdade. Entre os condenados à morte estavam Hermann Goering, líder da Gestapo e da Luftwaffe, e Joachim von Ribbentrop, Ministro dos Negócios Estrangeiros nazi. A 16 de Outubro, os condenados foram enforcados, excepto Goering, que se suicidou na véspera da data marcada para a sua execução, e Martin Bormann, um líder do partido Nazi que foi declarado culpado e que não apareceu (crê-se agora que morreu em Maio de 1945). Os julgamentos dos nazis que foram considerados culpados de delitos de guerra de menor importância continuaram na Alemanha até aos anos cinquenta.

sábado, 17 de novembro de 2012

Mitologia: Héstia,a deusa do fogo sagrado



                                                           Por: Elisonaldo Câmara.
Héstia é a personificação grega do fogo sagrado, da pira doméstica e da cidade. Cortejada pelos deuses, especialmente pelo belo Apolo e por Netuno, Héstia rejeitou todas as propostas amorosas e pediu ao seu irmão Zeus que protegesse sua virgindade. Filha de Cronos e Rheia, era uma das divindades olímpicas. Devido à sua vontade de permanecer casta, suas sacerdotisas se mantinham a vigiar o fogo sagrado permanente nos templos. Representada trajando um longo vestido, muitas vezes com a própria cabeça coberta por um véu, ela é a deusa que nunca abandona o lar, o Olimpo, e jamais se envolve nas brigas e guerras de deuses ou mortais. O animal mais sagrado à deusa é o asno. Como deusa do fogo sagrado, ela representava a divindade do lar, defendendo a vida da família, presidindo o ambiente doméstico e os laços familiares. Era muito comum utilizar a sua imagem nas moradas dos jovens que iam adquirir conhecimento longe de sua terra natal, pois isso mantinha a ligação familiar ausente. Héstia, a deusa casta dos lares, é a grande mãe e protetora de todas as mulheres casadas, das donas de casa e deusa do lar. Mediadora da integração psicológica, é a presença espiritualmente sentida, interior e anônima dos monges e freiras, da pureza absoluta, da percepção focalizada no mundo interior, da concentração, discriminação, desapego das pessoas, sem ambição e autossuficiência. Na Grécia antiga significava um culto, o ritual de estar em volta de uma lareira. Para a felicidade de um casal era necessário ter uma lareira ou um altar que dá continuidade, consciência partilhada e identidade comum.



sábado, 10 de novembro de 2012

A Torre da Donzela


                                                                 Por: Elisonaldo Câmara

Encravada numa ilhota do esteito de avam Bósforo,foi erguida pela primeira vez em 408 a.C pelo general ateniense Alcebíades,para ajudar a controlar o fluxo de navios pela região.Os gregos a chamavam de Torre de leandro por causa da lenda de Hero e Leandro.Hero sacerdotisa de Afrodite,morava num farol e se apaixonou pelo soldado Leandro,que todo o dia cruzava o mar para  vê-la até um dia a luz ficou apagada,Leandeo se perdeu no mar e morreu.Os turcos,que a chamam de Torre da Donzela,têm uma história diferente.Um sultão recebeu uma prfecia sobre sua filha.Quando ela completasse 18 anos,seria picada por uma cobra e morreria.Para protegê-la,o sultão a colocou no alto da torre.Todo dia,ele mandava uma cesta de frutas para a a filha,até que uma víbora se escondeu ali e picou a princesa.Outra versão diz que a virgem jogava seus cabelos pela janela.''Daí a história do cabelo comprido e das tranças jogadas pela janela da torre''.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Hoje na História

09 de Novembro de 1989 - Quda do muro de Berlim

No final da década de 1980, o líder comunista da Alemanha de Leste, Erich Honecker, resistiu às reformas liberais do líder soviético, Mikhail Gorbachev. Foi então que a Alemanha Oriental abriu as suas fronteiras à Alemanha Ocidental. A barreira fortificada, o muro de Berlim - símbolo da divisão da Guerra Fria - tinha dividido Berlim desde 1961.Foi na tarde de 9 de Novembro de 1989 que a Alemanha Oriental anunciou um levantamento das restrições para viajar para o ocidente do país. Milhares de pessoas exigiram passar, atravessando o emblemático muro de Berlim. Os guardas alemães da parte oriental abriram as fronteiras e os berlinenses jubilosos subiram o muro e levaram fragmentos do mesmo como recordação. Foi apenas em 1990 que as Alemanhas Ocidental e a Orinetal se uniram oficialmente.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Hagia Sofia



                                                       Por Elisonaldo Câmara
A Basílica de Santa Sofia (ou Hagia Sofia,em grego),em Istanbul,antiga Constantinopla -capital do Império Romano do Oriente,ou Bizantino -,foi construído para glorificar o poder romano como o maior templo cristão do Oriente.Após dois incêndios destruírem pequenos templos no local,em 537 o imperador Justiniano ordenou a construção da igreja.Mais de 10 mil homens trabalharam na obra,que utilizou material de todo o império,inculindo mármores amarelos da Síria e verdade da Tessália,pórfitos do Egito é o maior marco da arquitetura bizantina.Por quase mil anos,a catedral serviu como modelo do cristianismo ortodoxo,até Constantinopla ser invadida pelos otomanos,em 1453.Na ocasião,a basílica foi tranformada em mesquina e por 500 anos tornou-se a joia do mundo muçulmano.Em 1935,o local foi convertido em museu.Hoje é patrimônio cultural da humanidade.

Hoje na História

05 de Novembro de 1914-Primeira Guerra Mundial 
A 5 de novembro de 1914, os países da entente declararam guerra ao Império Otomano e às restantes potências europeias envolvidas no conflito. Por um lado estava o Império Austro-Húngaro (Império Alemão, Otomano e a Bulgária).Tudo começou com o assassinato do arquiduque Francisco Fernando da Áustria, herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, a 28 de junho de 1914, em Sarajevo. No total, calculam-se que houve mais de 9 milhões de mortos numa das maiores guerras da História. A entente acabaram por vencer, e as consequências foram a dissolução dos Impérios Alemão, Austro-Húngaro, Otomano e Russo.

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *