Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

MITOLOGIA: A CAIXA DE PANDORA.



 
  Prometeu, o Titã que roubou o fogo de Zeus para dá-lo aos homens, tinha um irmão chamado Epimeteu.   Prometeu não se cansava de alertá-lo de que Zeus poderia voltar a querer se vingar.
– E que tenho eu com as birras de vocês? – disse Epimeteu.
– Idiota! – exclamou Prometeu. – Ele pode querer vingar-se em você, ou na humanidade!
Epimeteu deu de ombros, pois não era à toa que seu nome significava “percepção tardia”.
Enquanto isso, no Olimpo, já estava em marcha uma nova vingança de Zeus. O pai dos deuses mandara Hefestos confeccionar uma mulher biônica para enviar de presente aos irmãos rebeldes. Todos os deuses deram sua contribuição para tornar a criatura irresistível, razão pela qual ela se chamou Pandora, que quer dizer “bem-dotada” em grego. Zeus, na verdade, ficou tão encantado que, não fossem os olhares irados de sua esposa, a teria tomado para si. Depois,deu uma caixa para a jovem, para que ela a levasse de presente a Epimeteu, pois era para o irmão imprevidente que a beldade seria enviada.
Pandora, porém, sentiu-se meio confusa:
– Mas não sou eu o presente? Um presente levando outro?
– Não pense, menina – disse Zeus. – Faça o que eu disser e fará bem.
Zeus proibiu a garota de abrir a caixa com tanta veemência que conseguiu o que queria, que era deixá-la cheia de curiosidade. Ela partiu e, no mesmo dia, chegou à morada de Epimeteu, que delirou com o presente. Depois, ele a instalou no seu quarto, ocasião que ela aproveitou para ir ver o que a caixa continha. Porém, mal a abriu e uma coleção horrenda de criaturas escapou e se espalhou aos guinchos por todo o mundo. Eram elas: a Fome, a Guerra, a Doença, a Morte e um exército tão inumerável de flagelos que Pandora fechou a caixa outra vez, deixando presa no interior apenas a Esperança. E este foi o último dos males, pois com a Esperança encerrada na caixa se tornaram intoleráveis todos os demais que a cólera de Zeus espalhara sobre a humanidade.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Quem foram os primeiros habitantes da América?




Fonte: Aventuras na História/adaptação: Elisonaldo Câmara
 Há uma grande discussão nos meios acadêmicos e científicos, no que se refere a origem dos primeiros habitantes do Continente  americano. O debate teve origem no final do ano passado, uma analise de DNA dentes de dois crânios de índios botocudos, encontrados no acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, levantou um grande debate: o genoma era Polinésio. Os nativos botocudos ou aimorés, viviam na atual região onde esta localizado os estado brasileiros de Minas Gerais e Espírito Santo. Baseado na mais provável teoria, os antepassados do homem americano teriam saído da ilha de Páscoa e cruzado o Oceano Pacífico e, depois, atravessado a Cordilheira dos Andes.
A nova evidencia traz á luz uma antiga discussão: Quem são os verdadeiros antepassados dos americanos? Durante muito tempo, acreditava-se que os indígenas fossem descendentes de um único grupo asiático que cruzou o estreito de Bering. O grupo seria o ancestral da chamada cultura Clóvis – com base em achados arqueológicos e paleontológicos. A descoberta da arqueologia brasileira em Lagoa Santa MG, de Luzia, o fóssil tem 13 mil anos e tem características negroide, ou seja, teria vindo do Continente Africano ou da Oceania.
Temos outra teoria baseada nas pesquisas e estudos da pesquisadora e arqueóloga Niede Guidon, na serra da capivara, no sul do Estado do Piauí. Niede encontrou artefatos humanos e traços do que ela acredita serem fogueiras de 45 mil anos.
A recente hipótese sobre os nativos botocudos polinésios contribuiu para acirrar os questionamentos sobre a origem do povoamento do continente americano, todas as teorias sobre a ocupação humana das Américas devem ser analisadas e revista.

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *