TRABALHO AVALIATIVO DE HISTÓRIA
ALUNO (A):
________________________________________________ Nº __
SÉRIE: 9º
Ano TURMA: _____ PROFº Elisonaldo Câmara
ASSUNTO: O MENINO DE PIJAMA LISTRADA.
1.
Sinopse: Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno , de 8 anos, é
filho de um oficial nazista que assume
um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu
pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe para uma área isolada, onde não há muito o
que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele
decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel , um garoto de idade
parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma
cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez
mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.2.
Contexto Histórico: Desde 1933, quando Hitler ascendeu ao poder na
Alemanha, acumulando os cargos de primeiro-ministro e presidente, o destino dos
judeus parecia selado. Essa Perseguição durou até o final da Guerra em 1945. 3.
Objetivos: Identificar e caracterizar o nazismo e suas práticas
segregacionistas. Demonstrar os conflitos e as formas de resistência e a
amizade inocente sobrevivendo num ambiente de guerra e violência. 4.
Conteúdo: Nazismo e Segunda Guerra Mundial
1)
“o menino
acompanha de longe as atividades do pai, um destacado militar do exército de
Hitler. Sua mãe acompanha com pouco entusiasmo as atividades do marido,
diferentemente da irmã do menino, Gretel”. Após este trecho, explique qual o
comportamento frente ao nazismo da mãe e do pai de Bruno.
2)
“Muito
entediado e movido pela curiosidade, Bruno ignora as insistentes recomendações
da mãe de não explorar o jardim dos fundos e segue para a fazenda que
ele viu a certa distância.” O que ele descobre lá? O que eram na verdade, essas
fazendas?
3)
Que ideias
Bruno recebem sobre os judeus? Você concorda com essas ideias? Explique-as.
4).
”O menino do pijama listrado’ é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e
sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro
terrível e inimaginável.” Em sua opinião quais foram os motivos que levaram ao
final apresentado no filme?
5). “ Este é um filme que serve para um bom debate com os
filhos. Podemos fazer algumas comparações sobre liberdade, fraternidade,
prejuízos de uma guerra ao ser humano. conversar sobre as dificuldades deles e
as facilidades nossas - o valor que damos as coisas atualmente. Sempre é uma
boa maneira de suscitar diálogo entre pais e filhos. “ Na sua
opinião como era o relacionamento de Bruno e seu pai? Se pensarmos hoje na
atualidade seria a mesma coisa? Justifique.
6) Em determinado momento do filme o
jovem Bruno fala com Shmuel:
“(...) nós não podemos ser amigos, nós
temos que ser inimigos...” A partir
dessa frase percebemos:
A) Que
Shmuel fez algo que desagradou Bruno. B) Que Bruno está indeciso sobre a
situação dos judeus. C) Que o pai de bruno convenceu-o da maldade dos judeus.
D) A falta de fidelidade dos judeus para com seus amigos.
7)A mãe de Bruno descobre o que estava
acontecendo com os judeus de Auschwitz quando:
A) seu filho desaparece
e a criança judia afirma tê-lo visto entrando no campo de concentração junto
aos outros judeus. B) um soldado alemão afirma que o cheiro proveniente das
chaminés era tão fétido quanto o cheiro dos judeus vivos. C) seu marido afirma
que a solução final era a única saída encontrado pelo Reich para que o país
pudesse atingir o desenvolvimento. D) o professor de Bruno afirma que o campo
de Auschwitz era a saída milagrosa dos alemães para se livrarem do mal judeu.
8)A história de Bruno e
Shmuel nos transporta
A) à condição da
juventude hitlerista, simbolizada por Bruno, que mesmo desconhecendo os atalhos
da vida adulta já usa os recursos da maturidade para atingir seus objetivos. B)
a perspectiva de crianças que, assim como os adultos, aprendem a usar a razão
como forma de se beneficiar em uma sociedade altamente complexa. C) a inocência
da infância que supera a todos os preconceitos que o adulto cria e as
limitações que a sociedade nos impõe. D) a atuação de adultos que usam as
crianças com o intuito de garantir no futuro uma sociedade mais justa e
igualitária.
9) Leia: “Como suas mãos ficaram assim? perguntou
Bruno. Não, sei”, disse Shmuel. Antigamente ela era mais parecida com a sua,
mas eu não percebi a mudança. Todos do meu lado da cerca são assim agora. Bruno
franziu a testa. Pensou a respeito de todas aquelas pessoas de pijama listrado
e imaginou o que estaria acontecendo em Haja-Vista e, o que quer que fosse,
devia ser uma má ideia, uma vez que fazia as pessoas ficarem com um aspecto tão
debilitado. Nada daquilo fazia sentido para ele.” Acerca do protagonista do
filme, o menino Bruno, é possível AFIRMAR que ele
A) compreende que a
situação das pessoas de pijama listrado era o resultado das funções que seu pai
exercia no campo de Auschwitz. B)
evitava tocar em assuntos de natureza política por discordar dos rumos
que os governantes nazistas davam à situação dos judeus. C) toma consciência da
triste situação de Shmuel e intervêm junto a seu pai para que o mesmo possa
ajudá-lo do outro lado da cerca. D)
através de sua ingenuidade não é capaz de perceber o quanto a vida de Shmuel
está atrelada ao trabalho de seu pai.
10) Sobre o filme O Menino do Pijama Listrado
marque a opção CORRETA:
A) A rebeldia da irmã
de Bruno começou a afetar as relações da família que não aceitava sua oposição
ao regime nazista. B) O descascador de batatas judeu era relojoeiro antes de
ser enviado ao campo de Auschwitz e era constantemente punido por suas
tentativas de fuga. C) O professor de Bruno passou dos limites ao ensinar uma
ideologia contrária ao nazismo para o filho do Cel. Ralf. D) Procurar o pai de
Shmuel era uma forma de Bruno compensar sua omissão quando seu amigo foi punido
pelo soldado nazista.
‘’A perda de um inimigo não
compensa a de um amigo’’. Abraham Lincoln
Boa atividade.
ResponderExcluirBoa noite! Quais são as resposta, preciso delas urgentes. Obrigada!
ExcluirBoa noite! Quais são as resposta, preciso delas urgentes. Obrigada!
ResponderExcluirAgora
ExcluirBoa noite! Quais são as resposta, preciso delas urgentes. Obrigada!
ResponderExcluirBoa noite! Quais são as resposta, preciso delas urgentes. Obrigada!
ResponderExcluirPreciso das resposta
ResponderExcluirResposta?
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirPreciso das respostas desse questionário.
preciso das respostas urgente
ResponderExcluirExcelentes questões sobre o filme!
ResponderExcluirPreciso das respostas
ResponderExcluirPresiso de resposta
ResponderExcluirBoa noite, poderia passar o gabarito, por favor?
ResponderExcluir