Por: Elisonaldo Câmara.
Desenvolvemos com as turmas de 8 ano das Escolas Maria Madalena da Silva ( Guamaré -RN) e Dr. Lavoisier Maia (Mossoró -RN), um livro paradidático com o objetivo de aprimorar a leitura e o conhecimento acerca dos principais acontecimento que marcaram a Revolução Francesa e suas contribuições para as sociedades Contemporâneas. Após aplicamos uma atividade para avaliar o aprendizado dos alunos nas aulas desenvolvidas.
1.
Em de julho de 1789, dia em que o
estudante Joaquim chegou a Paris, ele foi informado que os Estados Gerais
haviam se autoproclamado Assembleia Constituinte. Qual o significado dessa
mudança?
2.
Durante uma reunião de revolucionários, Emílio, um professor da Universidade de
Sorbonne, afirma: ‘’ O terceiro Estado somos todos nós’’ Quem fazia parte do
terceiro Estado? As condições de vida e os direitos eram iguais para seus
integrantes?
3.
Durante o período da Revolução Francesa
conhecido como convenção, o poder ficou sob o controle dos Jacobinos, seu principal
líder, Robespierre,deu inicio a um processo de perseguição a seus opositores,
condenando-os á morte na guilhotina. Era o Terror,cujo auge foi em 1794.
Localize no livro uma passagem que descreva esse período.
4.
O século XVIII foi marcado por revoltas e rebeliões em diversos lugares do
mundo, como Estados Unidos, Brasil, Holanda e Haiti. Mas a Revolução Francesa é
considerada a mais importante de todas essas para o conjunto da humanidade.
Explique Por quê?
5.
Em sua opinião, qual o significado da frase do filósofo Jean Jaques Rousseau:
‘’ Os frutos são de todos e a terra é de ninguém?
6.
Durante a Monarquia Constitucional, o Terceiro Estado ascendeu ao poder e se
dividiu em vários partidos com interesses distintos. Cite os principais.
7.
A Revolução Francesa pode ser dividida em quatro momentos. Faça uma leitura no
assunto e responda os principais acontecimentos de cada uma dessas fases.
v Assembleia
Nacional Constituinte (1789 – 1791)
v Monarquia
Constitucional (1791- 1792)
v Convenção
Nacional (1792-1795)
v Diretório
(1795-1799)
8.
Abaixo, Eric Hobsbawm, um dos mais importantes historiadores contemporâneos,
analisa o significado da queda da Bastilha para os franceses. ‘’O resultado
mais sensacional de sua mobilização [do povo de Paris]
foi a queda da bastilha, um prisão estatal que simbolizava a autoridade real e
onde os revolucionários esperavam encontrar armas. Em tempos de revolução nada
é mais poderoso que a queda de símbolos. A queda da Bastilha, que fez do 14 de
Julho a festa nacional francesa,ratificou, ratificou a queda do despotismo e
foi saudada em todo o mundo como princípio de libertação.’’
A)
O que significou para
os franceses a queda da Bastilha?
B)
Por que o autor afirma
que, em uma revolução, é importante derrubar símbolos?
Para responder as questões
(9-10), leia o texto abaixo:
226 anos
da Revolução Francesa
No último dia 14 de Julho de deste ano
completou-se 225 anos da Revolução Francesa. Este movimento exerceu grande
influência sobre a liberdade e o respeito dos direitos humanos em todo o mundo.
Seus princípios fundamentais estão hoje
inscritos nas constituições de todos os países democráticos ,inclusive na constituição
federal brasileira de 1988. Sobe o mote’ ’Liberté, égalite, fraternité’’! Populares
tomaram, em 14 de Julho de 1789,um dos símbolos do totalitarismo francês de
então, localizado na capital, Paris: a prisão Bastilha, prisão onde eram
encarcerados adversários do regime. Esse foi o estopim do que ficou conhecido
como Revolução Francesa.
9. Qual foi lema proposto pelos revolucionários
franceses a partir de1789?
10. Por que consideramos que as lutas
acontecidas na França em 1789 foram uma Revolução?