Por: Elisonaldo Câmara
A
internet é o nome dado á complexa rede de conexões que, utilizando a tecnologia
da informática, permite o acesso e a transferência de múltiplos conteúdos (textos,
números, sons, imagens e dados diversos) entre computadores. Criada na década
de 1960 nos Estados Unidos, como sistema para proteger e armazenar informações
militares em computadores interligados em rede continua se desenvolvendo até os
nossos dias. Anos mais tarde, estendeu-se para diversos setores da sociedade,
principalmente após a invenção do PC (personal computer). Depois, vieram os
telefones celulares, os tablets etc..., com os quais o uso da internet não
cessa de crescer em todo o mundo. Na escola acelera o ensino aprendizagem,
sendo uma nova modalidade para ser usado como metodologia pelo corpo docente, e
nas casas para que ela serve? Para comodidade dos usuários na compra de
produtos, no pagamento de contas, no recebimento de cartas eletrônicas, na
consulta de material didático?
As
relações sociais aumentaram com o surgimento de alguns aplicativos e sites de
relacionamentos, mas será que as relações humanas continuam com o mesmo calor
que seriam longe das frias redes sociais? Por que trocamos o útil pelo fútil? O
humano pela máquina. Será que estamos sendo dominados pela tecnologia? Afinal
em que espaços nós vivemos? Será o virtual ou o real?
Como podemos utilizar essa
ferramenta na pratica pedagógica na disciplina de história e nos demais
componentes curriculares? Sempre pesquisando fontes seguras de conteúdo
didático, avaliando as informações postadas, respeitando o autor, sem fazer
cópia dos textos, não podemos deixar de utilizar essas novas TICS, na sala de aula, pois no mundo
das transformações da web as informações chegam rapidamente.
A
Internet, desde sua origem vem cada vez mais encurtando distâncias entre povos
e países numa sociedade globalizada, será um espaço infinito de oportunidades,
curiosidades e armadilhas, As redes sociais não são um obstáculo, mas o habitat natural dos alunos
Deve-se usa-la mais com segurança e moderação. Portanto o grande
desafio da escola no século XXI é transformar as tecnologias da informação e
comunicação em conhecimento e cultura digital.
‘“Não existe uma
mudança prática, sem uma mudança de mentalidade”