Exodus é uma adaptação da história bíblica do Êxodo, segundo livro do
Antigo Testamento. O filme narra a vida do profeta Moisés , nascido entre os hebreus na época em que o faraó ordenava que
todos os homens hebreus fossem afogados. Moisés é resgatado pela irmã do
faraó e criado na família real. Quando se torna adulto, Moisés recebe
ordens de Deus para ir ao Egito e libertar mais de 600 mil escravos judeus do cativeiro e
opressão. Para isso ele tem de enfrentar seu irmão de criação Ramsés. Nessa batalha Moisés e os escravos partem em busca da Terra Prometida, passando pelo deserto em direção ao Mar Vermelho.
Prof.° Elisonaldo Câmara
- História em Foco
- Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
- Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.
domingo, 28 de dezembro de 2014
sexta-feira, 5 de dezembro de 2014
Atividade filme: O menino de pijama listrada.
ESCOLA
ESTADUAL DR. LAVOSIER MAIA
DISCIPLINA
– HISTÓRIA - PROFº ELISONALDO CÂMARA
O
MENINO DO PIJAMA LISTRADO
Baseado no livro de John
Boyne, o filme mostra os horrores da Segunda Guerra Mundial no interior da
Alemanha. E é através do olhar de uma inocente criança de oito anos que nada
sabe sobre os confrontos e os nazistas que a história é contada. Bruno é o menino que não entende sua
repentina partida de Berlim, cidade bela e muito aconchegante, e a única coisa
que sabe é que essa mudança está ligada ao grande trabalho de seu pai. Na
verdade, o pai de Bruno é um oficial Alemão Nazista da alta hierarquia,
subordinado a Hitler, e a nova casa é localizada nas vizinhanças do campo de
concentração de Auschwitz. Bruno queria encontrar amigos e crianças, e foi
quando ele encontrou uma cerca, porém não entendia porque as pessoas do outro
lado vestiam um estranho pijama listrado, e em pouco tempo criou uma grande
amizade com um garoto Judeu que usa esse uniforme. Bruno está sozinho quando
conhece Shmuel, uma criança da mesma idade, Judia que nasceu no mesmo dia do
amigo. Embora eles vivam situações diferentes, a amizade talvez seja o tema
mais importante do filme.
1.
Bruno e Shmuel possuem
visões diferentes sobre os Soldados - EXPLIQUE essa diferença.
2. Bruno e Shmuel representam os antagonismos de uma época de
desconfianças, acusações e indiferença para com o próximo, mas enquanto crianças,
a solidariedade, a amizade e a pureza não são permitidas naquele ambiente
criado pelo adulto. ANALISE o
papel de pelo menos dois adultos na vida do personagem Bruno.
3. “Como suas mãos ficaram assim? perguntou Bruno. Não,
sei”, disse Shmuel. Antigamente ela era mais parecida com a sua, mas eu não
percebi a mudança. Todos do meu lado da cerca são assim agora. Bruno franziu a
testa. Pensou a respeito de todas aquelas pessoas de pijama listrado e imaginou
o que estaria acontecendo em Haja-Vista e, o que quer que fosse, devia ser uma
má ideia, uma vez que fazia as pessoas ficarem com um aspecto tão debilitado.
Nada daquilo fazia sentido para ele.” (BOYNE, 2007, p. 147) História
9º ano Acerca
do protagonista
do filme, o menino Bruno, é possível AFIRMAR que ele:
A) compreende que a situação das pessoas de pijama listrado era o
resultado das funções que seu pai exercia no campo de Auschwitz.
B) evitava tocar em assuntos de natureza política por discordar
dos rumos que os governantes nazistas davam à situação dos judeus.
C) toma consciência da triste situação de Shmuel e intervêm junto
a seu pai para que o mesmo possa ajudá-lo do outro lado da cerca.
D) através de sua ingenuidade não é capaz de perceber o quanto a
vida de Shmuel está atrelada ao trabalho de seu pai.
4. Na vida do menino Bruno nem todos defendiam o nazismo.
Identifique o personagem que se opunha ao Nacional-Socialismo:
A) B)
C) D)
5. A história de Bruno e Shmuel nos
transporta
A) à condição da juventude hitlerista,
simbolizada por Bruno, que mesmo desconhecendo os atalhos da vida adulta já usa
os recursos da maturidade para atingir seus objetivos.
B) a perspectiva de crianças que, assim
como os adultos, aprendem a usar a razão como forma de se beneficiar em uma
sociedade altamente complexa.
C) a inocência da infância que supera a
todos os preconceitos que o adulto cria e as limitações que a sociedade nos
impõe.
D) a atuação de adultos que usam as
crianças com o intuito de garantir no futuro uma sociedade mais justa e
igualitária.
6. “É provável que a busca da imortalidade seja um dos
grandes sonhos da humanidade desde o início dos tempos... porém ela talvez só
seja conseguida e conquistada na medida em que nossas sementes frutifiquem
nessa terra.” O grande comandante do campo de
Auschwitz perdeu a oportunidade de dar continuidade à sua geração e voltou a
simples condição de mortal quando.
A) seu filho ultrapassa o limite da
cerca. B) sua família se muda para o
campo. C) ele é promovido.
D) sua esposa declara não poder mais
gerar filhos.
7. Sobre o filme O Menino do Pijama
Listrado marque a opção CORRETA:
A) A rebeldia da irmã de Bruno começou
a afetar as relações da família que não aceitava sua oposição ao regime
nazista.
B) O descascador de batatas judeu era
relojoeiro antes de ser enviado ao campo de Auschwitz e era constantemente
punido por suas tentativas de fuga.
C) O professor de Bruno passou dos
limites ao ensinar uma ideologia contrária ao nazismo para o filho do Cel.
Ralf.
D) Procurar o pai de Shmuel era uma
forma de Bruno compensar sua omissão quando seu amigo foi punido pelo soldado
nazista.
8. Em determinado momento do filme o
jovem Bruno fala com Shmuel:
“(...) nós não podemos ser amigos, nós
temos que ser inimigos...”
A partir dessa frase percebemos:
A) Que Shmuel fez algo que desagradou
Bruno. B) Que Bruno está indeciso sobre a situação dos judeus.
C) Que o pai de bruno convenceu-o da
maldade dos judeus. D) A falta de fidelidade dos judeus para com seus amigos
9. O filme não faz uso de imagens chocantes dos campos de concentração.
Ele não necessita desse recurso. “Simplesmente nos remete aos horrores do
holocausto através do silêncio dos personagens...” Explique o que era um campo
de concentração e de extermínio.
10. Todos os eventos retratados no filme são
verdadeiros? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e
fiéis à realidade. Quais sequências que parecem menos realistas? Por quê?
E
Assinar:
Postagens (Atom)