Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

sábado, 25 de abril de 2015

Mitologia: O toque de Midas.




 


 Sileno, o velho pai adotivo e beberrão de Dionísio, perdera-se pelos caminhos e fora recolhido no palácio do rei Midas. Quando o rei o devolveu a Dionísio, o deus das vinhas lhe concedeu um pedido, em agradecimento, e Midas não pensou duas vezes:

– Quero que tudo que eu toque se transforme em ouro.
Dionísio objetou que não era uma boa escolha, mas o rei insistiu, pois só assim teria a certeza de que jamais lhe faltaria a coisa que ele mais amava na vida.
Com um suspiro de resignação, Dionísio concedeu, então, o pedido, e Midas, felicíssimo, avançou para lhe dar um abraço de gratidão.
– Vá, meu amigo, e que o ouro lhe seja leve – disse o deus, esquivando-se.
Ao retornar, Midas testou o seu dom, tocando numa árvore. No mesmo instante ela tornou-se toda de ouro. Até mesmo as folhas eram douradas, e seu fagulhar metálico soou como música aos seus ouvidos.
Ao chegar à sua casa, foi correndo se banquetear. Ao tomar o garfo, ele ficou todo dourado. Com a faca aconteceu o mesmo, e até o guardanapo se transformou numa placa de ouro.
Empolgando-se, Midas tomou nas mãos o pernil, mas ao metê-lo nos dentes sentiu um deles trincar-se, e ao tocá-lo, ele e os demais se transformaram em dentes de ouro.
Neste instante a sua esposa chegou. Os cabelos estavam molhados. Não chovia.
– Que sorriso amarelo é este? – Foi logo dizendo.
– Abrace-me, adorada! A partir de hoje nadaremos em ouro!
Ao soltá-la, porém, viu que a rainha adorada se transformara em rainha dourada. Só então seu coração conheceu o terror. Sedento de angústia, agarrou uma jarra e empinou-a. Mas o vinho se transformara em ouro líquido e lhe desceu pela garganta como chumbo gelado.
Apavorado, ele pediu a Dionísio que o libertasse da maldição. O deus, penalizado, lhe indicou um rio, onde ele deveria mergulhar. O rei atirou-se de ponta cabeça e quando emergiu estava liberto.
Depois disso, Midas largou tudo e foi morar no mato, feito bicho, junto com o deus Pã.

domingo, 12 de abril de 2015

Bandeiras e Brasões.

A bandeira da Coreia do Sul, tem como características todos os elementos têm entre si uma relação geométrica e de significado que passa, ao mesmo tempo, a sensação de oposição e de equilíbrio.
Fonte: Aventuras na História.


  • Trigramas:  as três barras em cada trigrama formam sequências  geométricas alternadas com as que lhe são opostas. Seus significados também são ''contrapontos''. Simbolizam o governo.
  • Fundo Branco: cor usada como símbolo tradicional na cultura coreana. Representa paz e pureza,objetivos finais desejados para a nação.
  • Círculo Central: Símbolo do Yin - Yang representa o povo coreano. A porção, vermelha, é o masculino, o fogo, a luz, a atividade. O azul, o feminino, a água, a escuridão e a recepção.

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *