T
RABALHO SOBRE O FILME “O PIANISTA."
ALUNO (A): ____________________________________________________
ALUNO (A): ____________________________________________________
SÉRIE: 9º ANO /TURMA: _____ PROF. ELISONALDO CÂMARA DATA:
1. Sinopse: O pianista polonês
Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de
Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em
1939. Começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas.
Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de
Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em
algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família
de Szpilman para os campos de concentração.
2. Contexto Histórico: Desde
1933, quando Hitler ascendeu ao poder na Alemanha, acumulando os cargos de
primeiro-ministro e presidente, o destino dos judeus parecia selado. Cientes
que os objetivos dos nazistas incluíam o expansionismo territorial e a busca do
espaço vital (e com isso obter mão de obra de baixo custo, matérias primas,
áreas para novos investimentos e amplos mercados consumidores). A invasão da
Polônia em setembro de 1939 confirmou os piores prognósticos. Essa Perseguição
durou até o final da Guerra em 1945. 3.
Objetivos: Identificar e
caracterizar o nazismo e suas práticas segregacionistas. Demonstrar através de
uma história real os conflitos e as formas de resistência e sobrevivência
durante o período de guerra. 4.
Conteúdo: Nazismo e Segunda Guerra Mundial
1. Quais
foram às mudanças ocorridas no cotidiano da cidade de Varsóvia após a invasão
de Hitler?
2. Como
iniciou a perseguição aos judeus poloneses mostrada no filme? Cite 2 formas de
segregação (discriminação) aplicadas pelos soldados alemães.
3. Quais
são os símbolos dos judeus e dos nazistas mostrados no filme?
4. O que
o pianista precisou fazer para sobreviver aos nazistas por tanto tempo? Cite
cada ação desse personagem.
5. Por
que a construção de um gueto judeu era símbolo da discriminação? Qual foi o
elemento físico que representava essa separação? Como funcionava?
6. Cite
atos desmedidos e arbitrários de violência física aos quais os judeus eram
constantemente submetidos.
7. Como
ocorreu o encontro do pianista com o soldado alemão? Por que o soldado não
prendeu o pianista?
8. Qual
exército libertou a cidade de Varsóvia dos alemães? Qual cena comprova sua
resposta?
9. Por
que o pianista quase foi morto pelos soldados que libertaram a cidade de
Varsóvia?
10. Como
o pianista ficou sabendo sobre o soldado alemão que o havia ajudado? Qual é o
significado da última cena do filme?
2ª Parte:
1. O
filme nos mostra “... um caso muito particular, de um artista destacado, que
relata suas dificuldades e nos mostra como a guerra pode enlouquecer e como a
arte pode nos fazer sobreviver, resistir.” Como isso aconteceu no filme que
você assistiu?
2. Em sua
opinião, qual foi o pior momento enfrentado pelo pianista? Justifique sua
resposta com exemplos.
cade as respostas das perguntas
ResponderExcluircade as respostas das perguntas
ResponderExcluirRespostas?
ResponderExcluirOh Oh Ooohhh seu pinguin, cadê as respostas seu pinguin?
ResponderExcluirO filme é muito bom
ResponderExcluirO filme é muito bom
ResponderExcluirAssistam ao filme...kkk
ResponderExcluir